Espaço público, visibilidade mediática e cibercultura: obliteração estrutural da esfera pública no cyberspace
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2010.3.8194Palavras-chave:
Cibercultura, cyberspace, esfera públicaResumo
O estudo aborda a repercussão sociocultural do fenômeno da visibilidade multimediática na organização simbólica do espaço público a partir dos anos 70 do século passado, estirão histórico abrangido pela categoria da cibercultura. A argumentação é constituída em dois movimentos. O primeiro define e recontextualiza as três configurações mediáticas majoritárias do simbólico nessa época, reconhecendo-lhes o respectivo estado da arte: a cena pública de promoção e autopromoção, o espaço público de partilha e de resposta e a esfera pública de discussão, macroconfigurações que, embora imbricadas na realidade, não podem ser confundidas. Esse procedimento analítico e reflexivo condiciona o movimento sequencial da argumentação, em cujo cerne comparece a tese fundamental do texto: a obliteração estrutural e acentuada da esfera pública de discussão paradoxalmente no cyberspace, a rede de manifestação livre de idéias.Downloads
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