Modos de fazer crer no audiovisual de reconstituição histórica
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.1.8800Palavras-chave:
Teledramaturgia, reconstituição histórica, imagemResumo
A produção de imagens técnicas na contemporaneidade, especificamente as imagens audiovisuais, é cada vez mais afetada pelas possibilidades de criação e manipulação via computadores. No presente artigo, discute-se a interferência na produção de imagens em computador, bem como a produção de detalhe e fragmentos imagéticos como modos de fazer crer em uma representação do passado, especificamente no audiovisual de reconstituição histórica. As possibilidades técnicas de criar imagens do passado com verossimilhança e efeito de sentido de verdade interfere no processo de fazer crer e credibilidade dos espectadores nesse tipo de imagem.Downloads
Referências
AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas: Papirus, 2008.
BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Bauru: EDUSC, 2004.
CALABRESE, Omar. A idade neobarroca. Lisboa: Edições 70, 1987.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2007.
FENTRESS, James; WICKHAM, Chris. Memória Social: novas perspectivas sobre o passado. Lisboa: Editora Teorema, 1992.
FERRO, Marc. Cinema e História. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1992.
JOST, François. La télévision du quotidien: entre réalité et fiction. Bruxelles: Éditions De Boeck Université, 2003.
______. Seis Lições sobre Televisão. Porto Alegre: Sulina, 2004.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História e história cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
ROSENSTONE, Robert. A história nos filmes, os filmes na história. São Paulo: Paz & Terra, 2010.
ROSSINI, Miriam de Souza. As marcas do passado. O filme histórico como efeito de real. 1999. Tese (Doutorado em História) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – IFCH, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1999.
SANTAELLA, Lúcia. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 1999.
______. Três paradigmas da imagem: gradações e misturas. In: OLIVEIRA, Ana Cláudia Mei Alves de; BRITO, Yvana Carla Fechine de (Org.). Imagens Técnicas. São Paulo: Hacker Editores, 1998.
WENDEN, D. J. Battleship Potemkin -Film and Reality. In: SHORT, K.R.M. (Org.). Feature Films as History, London: Croom Helm, 1981.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.