A evolução tecnológica na edição do telejornalismo
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.2.9468Palavras-chave:
Televisão, edição, evoluçãoResumo
Este artigo investiga a evolução tecnológica na edição de telejornais nos períodos do filme, fita magnética e sistema de edição digital e as consequentes mudanças na linguagem imagética. Discute de que maneira este percurso da edição vem sendo feito e como a tecnologia interfere no processo de construção do discurso. O presente estudo considera que uma das principais mudanças proporcionadas pela evolução da edição foi a velocidade da imagem que provocou alteração da linguagem e do conteúdo informativo. A metodologia buscou apoio nos estudos bibliográficos sobre imagem, cinema, televisão e na experiência de profissionais que trabalharam com os três sistemas de edição já utilizados pela televisão.Downloads
Referências
ALMEIDA, José Candido Mendes. Uma nova ordem audiovisual: novas tecnologias de comunicação. São Paulo:
Summus, 1988.
BONI, Fernanda Aiex. TV Digital: O aparelho de representação do real na edição de imagens no telejornalismo, 2009. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2009.
JOLY, Martine. A imagem e sua interpretação. Lisboa: Edições 70, 2002.
PATERNOSTRO, Vera Íris. Globo News [10 Anos – 24 horas no ar] o primeiro canal de jornalismo no Brasil. Rio de Janeiro: Globo, 2006.
REZENDE, Guilherme Jorge de. Telejornalismo no Brasil: um perfil editorial. São Paulo: Summus, 2000.
ROITER, Ana Maria; TRESSE, Euzebio da Silva. Dicionário técnico de Tv. Rio de Janeiro: Globo, 1995.
SANTAELLA, Lúcia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora visual verbal. São Paulo: Iluminuras, 2005.
WATTS, Harris. On câmera: o curso de produção em filme e vídeo da BBC. São Paulo:Summus, 1990.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.