(Re)pensando a comunicação organizacional na era digital
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.2.9473Palavras-chave:
Comunicação organizacional, tecnologias digitais, ambiente organizacionalResumo
A comunicação organizacional reconfigura-se diante das possibilidades da era digital. A discussão do impacto das tecnoLogias digitais nos processos de comunicação não se limita ao âmbito midiático. Contextualizar essa reflexão no âmbito organizacional é fundamental. O entendimento dos fenômenos comunicacionais, à luz das tecnologias digitais, leva-nos a avaliar as possíveis mudanças no processo comunicacional. O ambiente organizacional apresenta-nos ingredientes desveladores dessas possíveis mudanças. A comunicação organizacional em contextos organizacionais na era digital é objeto da presente reflexão.Downloads
Referências
BALDISSERA, Rudimar. Por uma compreensão da comunicação organizacional. In: SCROFERNEKER, Cleusa. O diálogo possível: comunicação organizacional e paradigma da complexidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
______. A galáxia da internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
LEVACOV, Marília. Do analógico ao digital: a comunicação e a informação no final do milênio. In.: Tendências na comunicação. Porto Alegre: L&PM, 1998.
LEVY, Pierre. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.
______. O que é virtual. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.
NEGROPONTE, Nicholas. A vida digital. São Paulo: Cia das Letras, 1995.
PELLANDA, Eduardo. Convergência de mídias potencializada pela mobilidade e um novo pensamento. In: VII Seminário Internacional de Comunicação, 2003, Porto Alegre. Anais do VII Seminário Internacional de Comunicação. Porto Alegre: PUCRS, 2003.
SAAD, Elizabeth. O panorama contemporâneo das empresas jornalísticas brasileiras: crise de gestão ou reconfiguração de identidade? Texto concurso professor titular. Departamento de Jornalismo e Editoração, ECA/USP, janeiro de 2005.
______. Estratégias para a mídia digital: internet, informação e comunicação. São Paulo: Editora Senac, 2003. TOFFLER, Alvin. A Terceira onda. Rio de Janeiro: Record, 1985.
WOLTON, Dominique. Internet, e depois? Porto Alegre: Sulina, 2003.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.