Diferenças Quanto ao Gênero entre Escolares Brasileiros Avaliados pelo Inventário de Comportamentos para Crianças e Adolescentes (CBCL/6-18)

Autores

  • Deisy Ribas Emerich Universidade de São Paulo
  • Marina Monzani da Rocha Universidade de São Paulo
  • Edwiges Ferreira de Mattos Silvares Universidade de São Paulo
  • Julia de Paiva Gonçalves Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Gênero, psicopatologia da criança, avaliação psicológica, psicologia intercultural.

Resumo

A influência do gênero na presença de problemas de comportamento na infância tem sido objeto de interesse recente na literatura. Estudos indicam que os meninos apresentam mais problemas de comportamento externalizantes, enquanto meninas apresentam mais problemas de comportamento internalizantes, sendo que crianças do sexo masculino também se mostram com mais problemas no geral. O objetivo deste trabalho foi analisar o efeito do gênero sobre as escalas do “Inventário de Comportamentos de Crianças e Adolescentes” (CBCL) para um grupo de crianças brasileiras e comparar os resultados com dados multiculturais obtidos com o mesmo instrumento. Responderam o CBCL 1228 pais de crianças com idade entre seis e 11 anos, de escolas de diferentes regiões brasileiras. Meninos apresentaram escores significativamente mais altos nas escalas de problemas externalizantes e total de problemas de comportamento, o que permite concluir que os efeitos da variável gênero sobre as escalas do CBCL são muito semelhantes no Brasil e em outros países.

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Biografia do Autor

Deisy Ribas Emerich, Universidade de São Paulo

Mestranda do Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo

Marina Monzani da Rocha, Universidade de São Paulo

Doutoranda do Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo

Edwiges Ferreira de Mattos Silvares, Universidade de São Paulo

Professora Titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

Julia de Paiva Gonçalves, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Acadêmica de Psicologia na Universidade Presbiteriana Mackenzie

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Publicado

2012-09-13

Como Citar

Emerich, D. R., da Rocha, M. M., Silvares, E. F. de M., & Gonçalves, J. de P. (2012). Diferenças Quanto ao Gênero entre Escolares Brasileiros Avaliados pelo Inventário de Comportamentos para Crianças e Adolescentes (CBCL/6-18). Psico, 43(3). Recuperado de https://pucrs.emnuvens.com.br/revistapsico/article/view/10053

Edição

Seção

Artigos