Programa de Educação de Jovens e Adultos: Da Experiência de Vida à Experiência Escolar

Autores

  • Ana Lígia Andrade Silva Coelho Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Geraldo Antonio Fiamenghi Jr Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos, dificuldades de aprendizagem, história de vida, história da família.

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) está prevista na LDB 9.424/1996 e classificada como parte integrante da Educação Básica, apresentando-se, em muitos casos, como a única alternativa de inclusão social para os alunos que estão fora do sistema de ensino. Vygotsky demonstrou a importância da integração social como fonte do conhecimento e da mediação no processo de aprendizagem. O papel de mediadores pode e deve ser desempenhado pelos pais e professores. Nesta pesquisa qualitativa foram analisadas as características dos alunos da EJA a partir de entrevistas com quatro alunos de uma instituição particular da cidade de São Paulo. Investigando a história de vida familiar e escolar dos alunos e resgatando suas experiências, foi possível referenciá-las com as dificuldades que enfrentam no presente. Os resultados obtidos podem servir para o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas e propostas metodológicas dos Programas de EJA, para adequá-las à realidade desse público-alvo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lígia Andrade Silva Coelho, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Bacharel em Geografia (USP), Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento (U. Presbiteriana Mackenzie), Professora do Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos (AEJA) da U. Presbiteriana Mackenzie

Geraldo Antonio Fiamenghi Jr, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Pós-Graudação em Distúrbios do Desenvolvimento, CCBS (U. Presbiteriana Mackenzie) Psicólogo(1983, PUC-Campinas), Mestre em Educação (UNICAMP, 1987), PhD em Psicologia (The University of Edinburgh, 1997)

Downloads

Publicado

2012-12-04

Como Citar

Coelho, A. L. A. S., & Fiamenghi Jr, G. A. (2012). Programa de Educação de Jovens e Adultos: Da Experiência de Vida à Experiência Escolar. Psico, 43(4). Recuperado de https://pucrs.emnuvens.com.br/revistapsico/article/view/10140

Edição

Seção

Artigos