Atitude Faking e as Escalas de Verificação da Versão Adaptada do MCMI-III para o Brasil
Palavras-chave:
Faking, MCMI-III, inventários de autorrelato, simulação, desejabilidade social.Resumo
Os inventários objetivos de autorrelato têm sido amplamente utilizados nas últimas décadas. Padrões de resposta enviesados dão espaço à simulação, se constituindo como um importante problema desses instrumentos. O MCMI-III é um instrumento para avaliação da personalidade amplamente utilizado no mundo, em diversos contextos onde a simulação pode estar presente. Assim, o presente trabalho objetiva investigar as escalas Desejabilidade Social e Valorização negativa do instrumento, colaborando para a adaptação do MCMI-III para o Brasil. Os participantes (n = 2570) são originários de todo o país, com faixa etária e de escolaridade diversas. Após resposta ao instrumento, foram categorizados de acordo com sua pontuação nas escalas supracitadas nos grupos Baixo, Médio e Alto para comparação estatística através de Analise Univariada. Foram encontradas diferenças entre os grupos, com maiores médias clínicas para os grupos de maior Valorização Negativa e menor Desejabilidade Social, indicando indícios de validade de constructo das escalas estudadas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.