O Trabalho como Potencializador da Vida nas Práticas da Assistência Social
Palavras-chave:
Trabalho, assistência social, poder, parrhesía.Resumo
Este estudo analisa trabalho e assistência nas políticas de assistência social a partir de reflexões originadas de dissertação de mestrado em psicologia social e institucional. O estudo parte do acompanhamento de um grupo de usuários da proteção social básica da assistência social, em um Centro de Referência da Assistência Social de uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul, Brasil. O estudo aborda uma problematização teórica da noção de trabalho como produção da vida e do viver, com base no pensamento marxista e foucaultiano, de modo a pensar o trabalho como produtor de trabalhadores sujeitos da assistência e de trabalhadores das políticas de assistência social. O estudo aponta que o trabalho está inscrito em jogos de poder, produzindo relações de dominação e resistência e que a psicologia e as diferentes intervenções do saber “psi” podem potencializar o caráter inventivo do trabalho.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.