Gritos do Silêncio: A Violência Psicológica no Casal
Palavras-chave:
violência psicológica, teoria sistêmica da família, relação conjugal, violência conjugal.Resumo
Considerando a dinâmica conjugal estabelecida nos contextos de violência psicológica, realizou-se uma investigação qualitativa, de delineamento exploratório, com três casais, heterossexuais, idades entre 30 e 60 anos, entre oito e 33 anos de relacionamento conjugal, residentes no Rio Grande do Sul, escolhidos por conveniência e submetidos ao CTS2, tendo sido identificada a presença de violência psicológica e excluída a identificação da violência física ou sexual. Os instrumentos utilizados foram a entrevista semi-estruturada com o casal, entrevista para a resolução de dilemas, genograma familiar e entrevista individual. A análise dos dados baseou-se na compreensão dinâmica dos casos, através da síntese de casos cruzados, baseada na teoria familiar sistêmica. As relações conjugais revelaram-se marcadas por intenso conflito, comunicação inadequada e baixa expressão da afetividade. Os dados encontrados reforçam a importância de tratar a relação conjugal em seus aspectos estruturantes e relacionais, visando extinguir a violência psicológica como expressão relacional dos cônjuges. PALAVRAS-CHAVE: violência psicológica, teoria sistêmica da família, relação conjugal, violência conjugal.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.