Análise de Rasch de uma Medida de Problemas Decorrentes do Beber em Estudantes Universitários
Palavras-chave:
Uso de álcool, teoria de resposta ao item, funcionamento diferencial do item.Resumo
O objetivo do presente estudo foi investigar as propriedades psicométricas de um instrumento de avaliação de problemas decorrentes do beber típicos de estudantes universitários. Os participantes foram 401 estudantes universitários usuários de álcool (média de idades = 22,44; DP = 3,43), que responderam a um conjunto de 24 itens preliminares. O modelo de Rasch foi empregado para avaliar os itens quanto à dificuldade (δi), à independência local e ao Funcionamento Diferencial do Item (DIF) para o sexo dos participantes. Após a exclusão de dois itens com DIF, obteve-se uma medida unidimensional com 20 itens, com fidedignidade para os itens de 0,99 e fidedignidade para as pessoas de 0,73. As evidências sugerem que o novo instrumento avalia adequadamente um amplo contínuo de problemas relacionados ao uso de bebidas alcoólicas presentes no contexto universitário. Orientações de uso, uma escala logit e uma escala logit padronizada são apresentadas para a interpretação dos escores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.