Análise de Rasch de uma Medida de Problemas Decorrentes do Beber em Estudantes Universitários

Autores

  • Nelson Hauck Filho Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marco Antonio Pereira Teixeira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Uso de álcool, teoria de resposta ao item, funcionamento diferencial do item.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi investigar as propriedades psicométricas de um instrumento de avaliação de problemas decorrentes do beber típicos de estudantes universitários. Os participantes foram 401 estudantes universitários usuários de álcool (média de idades = 22,44; DP = 3,43), que responderam a um conjunto de 24 itens preliminares. O modelo de Rasch foi empregado para avaliar os itens quanto à dificuldade (δi), à independência local e ao Funcionamento Diferencial do Item (DIF) para o sexo dos participantes. Após a exclusão de dois itens com DIF, obteve-se uma medida unidimensional com 20 itens, com fidedignidade para os itens de 0,99 e fidedignidade para as pessoas de 0,73. As evidências sugerem que o novo instrumento avalia adequadamente um amplo contínuo de problemas relacionados ao uso de bebidas alcoólicas presentes no contexto universitário. Orientações de uso, uma escala logit e uma escala logit padronizada são apresentadas para a interpretação dos escores.

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Publicado

2013-07-19

Como Citar

Hauck Filho, N., & Teixeira, M. A. P. (2013). Análise de Rasch de uma Medida de Problemas Decorrentes do Beber em Estudantes Universitários. Psico, 44(2). Recuperado de https://pucrs.emnuvens.com.br/revistapsico/article/view/11163

Edição

Seção

Artigos