Sintomas e Quadros Psicopatológicos Identificados nas Perícias em Situações de Abuso Sexual Infanto-Juvenil
Palavras-chave:
Abuso sexual, sintomas, quadros psicopatológicos, perícia psicológica, perícia psiquiátrica.Resumo
Este estudo investigou a sintomatologia e os quadros psicopatológicos identificados em crianças e adolescentes supostamente vítimas de abuso sexual no contexto da perícia. Para tanto, foram analisados 674 laudos do Departamento Médico-Legal do Rio Grande do Sul resultantes de perícias psiquiátricas e psicológicas que apontaram a probabilidade de ocorrência do abuso. As supostas vítimas possuíam entre sete e 19 anos (M = 11,7; DP = 2,88), sendo 82,8% de meninas, com 66,9% de abuso do tipo intrafamiliar. Verificou-se que as variáveis idade, sexo e tipo de abuso (intra ou extrafamiliar) mostraram-se associadas à sintomatologia e aos quadros psicopatológicos identificados nos laudos. Conclui-se que, embora não exista um quadro único sintomatológico em vítimas de abuso sexual, alguns sintomas apresentam maior prevalência de acordo com idade, sexo e tipo de abuso, devendo, por isso, ser observados na avaliação pericial psíquica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.