Relações entre Conjugalidade e Parentalidades Adotiva e Biológica

Autores

  • Mariana Silva Cecílio Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Fabio Scorsolini-Comin Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Palavras-chave:

Relações conjugais, atitude dos pais, estrutura familiar, adoção.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo discutir a produção científica nacional e internacional sobre as relações entre conjugalidade dos pais e as experiências das parentalidades adotivas e biológicas em arranjos familiares heterossexuais. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura nas bases LILACS, PePSIC e SciELO (2000-2011). Foram recuperados 22 artigos. Um dos focos de produção refere-se à adaptação e reorganização da dinâmica familiar para a chegada dos novos membros. Os estudos ressaltam a repercussão potencial da chegada de um filho na dinâmica conjugal e familiar, bem como enfatizam a maior participação do pai na criação dos filhos. São trazidas diferenças e semelhanças entre as parentalidades biológica e adotiva, com destaque para as histórias individuais dos pais como definidoras do processo de construção da conjugalidade e da parentalidade. Conclui-se que as relações entre essas noções podem ajudar a compreender não apenas as famílias pós-modernas, como suas mudanças ao longo do tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Silva Cecílio, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduanda do curso de Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Bolsista do CNPq. Pesquisadora do PROSA (UFTM-CNPq).

Fabio Scorsolini-Comin, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Psicólogo (Universidade de São Paulo), Especialista em Gestão Educacional (Faculdade de Educação São Luís), mestrando em Psicologia (Universidade de São Paulo) e graduando em Pedagogia (Universidade de São Paulo).

Downloads

Publicado

2013-07-19

Como Citar

Cecílio, M. S., & Scorsolini-Comin, F. (2013). Relações entre Conjugalidade e Parentalidades Adotiva e Biológica. Psico, 44(2). Recuperado de https://pucrs.emnuvens.com.br/revistapsico/article/view/11515

Edição

Seção

Artigos