Bullying e Relação Professor-Aluno: Percepções de Estudantes do Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Bullying, agressividade, interação professor-aluno, ambiente da sala de aula.Resumo
Para associar bullying e relação professor-aluno, 443 estudantes do quarto ao nono de escolas públicas com idade média em anos de 12,25 (DP = 2,21) responderam duas medidas de autorrelato. O Questionário de Bullying que identifica papeis, contextos e formas dessa agressão e a Escala de Relação Professor-Aluno que avalia afinidade e conflito com docentes foram aplicados em sala de aula. Identificou-se alta prevalência de bullying, sendo que aproximadamente 20% dos estudantes foram vitimizados. As salas de aula são o contexto onde as agressões ocorrem mais frequentemente. As percepções dos agressores quanto às suas relações com os professores foram mais negativas que as dos pares. As variáveis bullying e relação professor-aluno não se apresentaram de modo uniforme nos anos escolares investigados. Os resultados sugerem que as intervenções devem ser focadas nos papeis dos professores em sala de aula e devem ser adaptadas às necessidades de cada série.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.