Compreensão de Leitura, Estratégias de Aprendizagem e Motivação em Universitários
Palavras-chave:
Compreensão de leitura, Estratégias de aprendizagem, Motivação acadêmica.Resumo
Este estudo teve o objetivo de investigar as características dos universitários no que diz respeito ao uso de estratégias de aprendizagem, compreensão de leitura e orientações motivacionais, assim como buscar a existência de correlações entre os escores obtidos nas medidas utilizadas. Participaram 110 estudantes, de ambos os sexos, com idade média de 27 anos e 4 meses. Os instrumentos utilizados foram um teste de Cloze, uma escala de avaliação de estratégias de aprendizagem e uma escala de motivação. Os resultados apontaram que o nível de compreensão de leitura está abaixo do esperado para universitários, que os estudantes utilizam estratégias de aprendizagem e que há uma tendência para a meta aprender. Ainda, os dados revelaram existir correlações positivas e significativas entre as estratégias de aprendizagem e meta aprender. Os dados confirmam a necessidade de se criar oportunidades para potencializar as habilidades cognitivas e metacognitivas no contexto universitário.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.