Internalização do ideal de magreza e insatisfação com a imagem corporal em meninas adolescentes

Autores

  • Leonardo de Sousa Fortes Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ana Carolina Soares Amaral Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Sebastião de Sousa Almeida Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo
  • Maria Elisa Caputo Ferreira Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Imagem corporal, Magreza, Adolescentes.

Resumo

O objetivo da pesquisa foi analisar o impacto da internalização do ideal de magreza na insatisfação com a imagem corporal (IC) em adolescentes do sexo feminino. A amostra foi constituída por 273 sujeitos com idade entre 11 e 15 anos. Utilizou-se o Body Shape Questionaire (BSQ) para avaliar a IC. Utilizaram-se as subescalas "Internalização Geral" e "Internalização Atlética" do Sociocultural Attitudes Towards Appearance Questionnaire-3 (SATAQ-3) para avaliar a influência da mídia sobre a IC. Os resultados evidenciaram diferenças tanto na subescala internalização geral (p = 0,001) quanto na internalização atlética (p = 0,01) em função das classificações do BSQ. O modelo de regressão indicou influências estatisticamente significativas das subescalas do SATAQ-3 nos escores do BSQ (p = 0,001). Concluiu-se que a internalização do ideal de corpo sociocultural foi importante preditor da insatisfação com o peso e a aparência física em jovens meninas.

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Biografia do Autor

Leonardo de Sousa Fortes, Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Univiersidade Federal de Juiz de Fora. Especialista em Organização e Administração da Recreação e do Lazer na Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestre em Educação Física na Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é Docente nos cursos de Educação Física do Centro Universitário Unifafibe e da Universidade Moura Lacerda. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Ciência da Motricidade Humana e Aspectos Socioculturais do Movimento Humano atuando principalmente nos seguintes temas: natação, aprendizagem e desenvolvimento motor, treinamento esportivo, maturação biológica, comportamento alimentar e imagem corporal.

Ana Carolina Soares Amaral, Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Educação Física (Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu da Universidade Federal de Juiz de Fora). Especialista em Organização e Administração da Recreação e do Lazer, pela UFJF. Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Membro do Grupo de Estudos Corpo e Diversidade, cadastrado no CNPQ. Professora de Educação Física do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Física do IFSudesteMG - Campus Barbacena

Sebastião de Sousa Almeida, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo

Bacharel em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Graduado em Psicologia pela FFCLRP-USP. Especialista em Nutrição pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP). Mestrado e Doutorado em Farmacologia pela FMRP-USP. Pós-doutorado pela Boston Medical School -USA (1993-1995) e Livre-Docente pela USP (1997). Atualmente é Professor Titular e Diretor da da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Membro do corpo editorial das revistas Nutritional Neuroscience (USA), Psychology & Neuroscience (Brasil) e Estudos de Psicologia (Natal). Lider do Grupo de Pesquisa "Nutrição e Comportamento" do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Chefe do Departamento de Psicologia e Educação da FFCLRP-USP por dois mandatos (2003-2005 e 2005-2007). Presidente da Comissão de Pesquisa da FFCLRP-USP (2007-2009). Orientador Pleno nos Programas de Pós-Graduação em Psicobiologia-FFCLRP-USP e Psicologia-FFCLRP-USP, onde já concluiu a orientação de 02 Pós-Doutorados, 14 Doutorados, 23 Mestrados e 21 Iniciação Científica. Tem experiência na área de Psicologia (Processos Psicológicos Básicos - Psicologia Experimental), com ênfase em Psicobiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: desnutrição proteica precoce, ansiedade, aprendizagem e comportamento, comportamento alimentar e determinantes ambientais da obesidade em crianças e adolescentes

Maria Elisa Caputo Ferreira, Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciada em EDUCAÇÃO FISICA pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1993) e Bacharel em SERVIÇO SOCIAL pela Faculdade de Serviço Social do Rio de Janeiro (1977).Especialista em Docência Universitária pela Universidade Castelo Branco (1995). Mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1998), e Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (1996). Doutorado (2006) e Pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professora adjunta na Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Líder do Grupo de Pesquisa Corpo e Diversidade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Orientadora Plena nos programas de Pós-Graduação Associado em Educação Física UFV-UFJF e em Psicologia ICH-UFJF. Tem experiência na área de Educação Física (Movimento Humano), com ênfase em Estudos do Corpo, atuando principalmente nos seguintes temas: imagem corporal, prevalência de (in)satisfação corporal em adolescentes, jovens e adultos atletas e não atletas, obesidade e envelhecimento

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Publicado

2013-11-11

Como Citar

Fortes, L. de S., Amaral, A. C. S., Almeida, S. de S., & Ferreira, M. E. C. (2013). Internalização do ideal de magreza e insatisfação com a imagem corporal em meninas adolescentes. Psico, 44(3), 432–438. Recuperado de https://pucrs.emnuvens.com.br/revistapsico/article/view/12301

Edição

Seção

Artigos