Bullying: Conhecimentos, Atitudes e Crenças de Professores

Autores

  • Jorge Luiz da Silva Universidade de São Paulo
  • Wanderlei Abadio de Oliveira Universidade de São Paulo
  • Marina Rezende Bazon Universidade de São Paulo
  • Sálua Cecilio Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2014.2.12683

Palavras-chave:

Bullying, violência escolar, interação professor-aluno, agressividade, adolescência.

Resumo

O presente estudo investigou se professores de 6º ano do Ensino Fundamental conheciam, identificavam e como intervinham nas situações de bullying ocorridas em sala de aula. Participaram seis professores e os dados foram obtidos por meio da técnica de grupo focal, em 2010. Utilizou-se a análise de conteúdo no tratamento do material coletado. Dentre os resultados, obteve-se que os professores não possuíam conhecimentos suficientes acerca das principais características deste fenômeno, bem como a respeito de sua gravidade, indicando realizarem intervenções, em sua maioria, pontuais, circunscritas aos eventos identificados e após a ocorrência desses. Também referiram sentirem-se insuficientemente preparados para identificarem e lidarem com as agressões praticadas pelos alunos. Assim sendo, depreende-se que a formação dos professores constitui um aspecto importante a ser trabalhado em programas de prevenção e intervenção sobre o bullying escolar.

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Biografia do Autor

Jorge Luiz da Silva, Universidade de São Paulo

Psicólogo. Doutorando em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Wanderlei Abadio de Oliveira, Universidade de São Paulo

Psicólogo. Doutorando em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Marina Rezende Bazon, Universidade de São Paulo

Doutora em Psicologia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Sálua Cecilio, Universidade de Uberaba

Doutora em Sociologia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba.

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Publicado

2014-08-15

Como Citar

Silva, J. L. da, Oliveira, W. A. de, Bazon, M. R., & Cecilio, S. (2014). Bullying: Conhecimentos, Atitudes e Crenças de Professores. Psico, 45(2), 147–156. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2014.2.12683

Edição

Seção

Artigos