Participação comunitária e educação para a saúde: uma proposta metodológica de ensino, pesquisa e extensão
Palavras-chave:
Comunidade, saúde, pesquisa participante, formação profissional, extensão universitáriaResumo
Cecilia de Mello e SouzaUniversidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
A avaliação de projetos em psicologia social comunitária encontra dificuldades e desafios, principalmente do que diz respeito à identificação de impacto e resultados qualitativos para a comunidade. Este trabalho discute os méritos e limitações do projeto “Sexualidade, Saúde Reprodutiva e Cidadania” financiado pelo Programa Universidade Solidária Regional em 2000, no município de Duque de Caxias, RJ. O projeto teve como objetivos principais capacitar e formar lideranças, professores e agentes comunitários de saúde além dos universitários, seguindo os preceitos da pesquisa participante. Buscando unir ensino, pesquisa e extensão, os resultados do projeto incluem a participação sistemática de 117 lideranças, a formação de 12 grupos de trabalho, a elaboração de 10 projetos locais, a elaboração de 3 publicações educativas, e a formação de alunos em psicologia comunitária. Destacamos o apoio da prefeitura e da direção das escolas participantes, a metodologia participativa em todos os níveis, a integração e motivação da equipe e das lideranças estabelecidas e emergentes e a perspectiva de continuidade como fundamentais para os resultados obtidos.
Palavras-chave: Comunidade; saúde; pesquisa participante; formação profissional; extensão universitária.
ABSTRACT
Community participation and health education: a methodological proposal of teaching, research and extent
Project evaluation in community psychology faces challenges and difficulties, specially concerning the identification of impact and qualitative results for the community. This article analyses the merits and limitations of the project “Sexuality, Reproductive Health and Citizenship” funded by the University and Solidarity Regional Program in 2000, in the city of Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brazil. Its main goals were the capacity building of local leadership, teachers, and community health agents as well as university students, using the framework of participatory research. By articulating teaching, research and extension, the results include the systematic participation of 117 leaders, the organization of 12 working groups, the elaboration of 10 local projects by leaders and 3 educational publications by the students and the training of students in community psychology. The city governments´ support as well as that of school principals, the participatory methodology at all levels, student and leader motivation and the possibility of continuity were critical to the project’s success.
Key words: Community; health; participatory research; professional training; university extension.
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