Avaliação de estilos de personalidade segundo a proposta de Theodore Millon
Palavras-chave:
Millon, avaliação da personalidade, estilos de personalidadeResumo
João Carlos AlchieriUniversidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Clarissa Socal Cervo
Janaína Castro Núñez
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
Theodore Millon desenvolveu uma teoria de aprendizagem biopsicossocial e de personalidade patológica, por meio do estabelecimento de categorias da personalidade através de deduções formais. Este artigo discute os principais pontos da teoria de Millon sobre Personalidade, já que seu modelo conjuga teoria com avaliação e intervenção, o que implia a relevância para a investigação científica integrada na clínica psicológica. A teoria de Millon observa outras áreas do conhecimento, complementares a Psicologia, o que reforça a noção de ser humano enquanto sistema, integrado por subsistemas (biológico, psicológico, social e cultural), em um contexto de interação permanente.
Palavras-chave: Millon; avaliação da personalidade; estilos de personalidade.
ABSTRACT
Millon’s factorial theory of personality styles
Theodore Millon developed a learning biopsicossocial’s theory and pathology personality’s theory, by means of the personality categories establishment through formal deducations. This article aims the main points of the Millon’s Personality theory, joining the model’s theory with assessment and intervention, extending the scientific investigation relevance in the psychological clinic. Millon’s theory observe differents theoretical models of knowledge’s area complementary to the Psychology, this reinforce the notion of human being while a system, integrated for subsystems (biological, psychological, social and cultural) in a permanent interaction context.
Key words: Theodore Millon; personality assessment; personality styles.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.