Orientação Profissional: Um Aprendizado de Mão Dupla

Palavras-chave:

Orientação profissional, aprendizagem, grupo operativo, carreira

Resumo

Lucy Leal Melo-Silva
Camila Vianna Duarte
Vera Aparecida Bertocco dos Reis
Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto (USP)

A escolha profissional vem sendo tema de grande importância comprovada pelo aumento de publicações na área. Este trabalho objetiva descrever e analisar uma experiência de estágio em psicologia na coordenação de um Grupo de Orientação Profissional, enfatizando tanto o processo de aprendizagem das estagiárias como dos adolescentes. Os participantes foram: (Grupo 1): estagiárias do último ano do curso de psicologia em treinamento para a função de coordenador de grupo (n = 18) e, (Grupo 2): adolescentes, de 17 a 20 anos, nível socioeconômico médio, cursando o terceiro ano do ensino médio de escolas públicas e particulares de Ribeirão Preto e região (n = 17). As supervisões e os encontros ocorriam semanalmente, com quatro e duas horas de duração respectivamente. Considerou-se que para o Grupo 1 o estágio cumpriu seu papel na capacitação acadêmica, sobretudo, desenvolvendo a competência para coordenar Grupos. O Grupo 2 também obteve benefícios no desenvolvimento da maturidade para a escolha profissional.
Palavras-chave: Orientação profissional; aprendizagem; grupo operativo; carreira.

ABSTRACT

Professional guidance: a two-way learning process
The choice of a profession has acquired great relevance lately, which may be noticed by the increasing number of studies and published data on this subject. The current research aimed to document and analyze a Psychology traineeship experience on the coordination of a Professional Guidance Group, with emphasis on the learning process of both the trainees and the adolescents. Two groups participated in the study: Group 1 – trainees from the 5th year Psychology graduate course under training to coordinate learning and orientation groups (n = 18); and Group 2 – adolescents aged 17 to 20 years, middle class, from the 3rd year of public and private high schools in Ribeirão Preto and surrounding cities (n = 17). The weekly meetings and supervisory activities lasted for either 4 hours (Group 1) or 2 hours (Group 2). It may be concluded that the traineeship for Group 1 fulfilled its objective of academic qualification by developing mainly the trainees’ capacity for group coordination. Group 2 also benefited from the experience by increasing their maturity for professional choice.
Key words: Professional guidance; learning; operative group; career.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-05-04

Como Citar

Orientação Profissional: Um Aprendizado de Mão Dupla. (2006). Psico, 36(3). Recuperado de https://pucrs.emnuvens.com.br/revistapsico/article/view/1403

Edição

Seção

Artigos