Validade de Construto de um instrumento informatizado de avaliação dinâmica da Inteligência Fluida

Autores

  • Ricardo Primi
  • Maria Beatriz Zanarella Cruz
  • Monalisa Muniz Nascimento
  • Martha Cristina Petrini

Resumo


A Inteligência Fluida (Gf) refere-se à capacidade geral de raciocínio em situações novas pouco estruturadas. Em termos de processos cognitivos subjacentes, estudos recentes apontam que a Gf está associada à memória de trabalho, especialmente às funções do executivo central, nomeadamente, coordenação simultânea de tarefas e atenção seletiva/abstração. Esse estudo verificou a estrutura fatorial de um conjunto de itens de raciocínio analógico com figuras geométricas criados sistematicamente para representarem esses dois componentes do constructo. O instrumento é informatizado e composto por: (a) Pré-teste contendo doze problemas; (b) Fase de treino na qual são ensinados os componentes do processamento cognitivo e a estrutura geral dos problemas e (c) Pós-teste com mais doze problemas estruturalmente idênticos aos do pré-teste e com feedback sobre a correção da resposta e três tentativas possíveis. Participaram 343 estudantes universitários, 56,5% homens e 43,5% mulheres de cinco cursos: Administração (16,4%), Engenharia Elétrica (17%), Engenharia Mecânica (26,5%), Matemática (9,1%) e Psicologia (30,9%). Os alunos tinham entre 17 e 43 anos com média 22,2 anos e desvio padrão 4,68. Os resultados da análise Full Information Factor Analysis indicaram a existência de três fatores, um agrupando itens do pré-teste, outro agrupando itens do pós-teste e um terceiro com itens mais difíceis destinados a medir o componente abstração. Os resultados indicam que a construção sistemática dos itens foi efetiva em separar os dois componentes da inteligência fluida assim como o formato dinâmico da avaliação foi efetivo para avaliar diferenças individuais em relação ao potencial de aprendizagem.
Palavras-chave: Inteligência fluida; executivo central; validade e precisão; testes de inteligência; memória de trabalho; avaliação dinâmica; raciocínio.

ABSTRACT

Construct validity of a computerized dynamic assessment of Fluid Intelligence Test

Fluid intelligence refers to the general ability of reasoning in new and not very structured situations. As for subjacent cognitive processes, recent studies show that the Gf is associated to the working memory, especially two functions of the central executive, namely, simultaneous coordination and selective attention/abstraction. This study has verified the factor structure of a set of analogical reasoning items with geometric figures systematically created to represent these two components of the construct. The instrument was computerized and composed of (a) Pre-test with twelve problems; (b) Training stage at which the components of cognitive processes and the general structure of the problems are taught and (c) Post-test with twelve more problems structurally identical to the ones in the pre-test and with feedback about the correction of the answer permitting until three tentative answers. 343 university students participated, 56,5% men and 43,5% women from five different courses: Administration (16,4%), Electrical Engineering (17%), Mechanical Engineering (26,5%), Mathematics (9,1%) and Psychology (30,9%). The students were between 17 and 43 years old at an average of 22,2 years old and standard deviation 4,68. Full Information Factor Analysis – indicated the existence of three factors, one associated with items of the pre-test, the second associated with the items of the post-test and a third factor associated with complex items assessing the selective attention and abstraction component. Results indicated that the cognitive design strategies for item construction were effective in separating the two components of fluid intelligence as well as the dynamic format of test presentation was effective to assess individual differences in learning potential.
Key words: Fluid intelligence; central executive; validity and reliability; intelligence testing; working memory; dynamic assessment; reasoning.

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Publicado

2006-12-18

Como Citar

Primi, R., Cruz, M. B. Z., Nascimento, M. M., & Petrini, M. C. (2006). Validade de Construto de um instrumento informatizado de avaliação dinâmica da Inteligência Fluida. Psico, 37(2). Recuperado de https://pucrs.emnuvens.com.br/revistapsico/article/view/1425

Edição

Seção

Artigos