Temer o quê: Sair de casa ou ligar a TV?
Palavras-chave:
cultura do medo, mídia, criminalização, criminalidadeResumo
A sociedade ocidental atravessou diversas idades históricas, e em cada uma delas enfrentou seus medos. O temor ao Deus intolerante do Antigo Testamento, a Satã e sua sedução, às feiticeiras e sua heresia, aos estrangeiros e suas guerras... atualmente o medo instalado é da criminalidade. A luta do “bem contra o mal” se personifica aqui através das vítimas santificadas e dos bandidos cruéis – majoritariamente um grupo composto por membros das camadas populares. Histórias repletas de lágrimas e sangue fazem dos noticiários um momento de entretenimento, um misto de atração e repulsa que mantém os olhos atentos. Numa conjunção de fatores, a cultura do medo se instala entre os grupos, mantendo a estrutura social estabelecida pelo discurso em prol da lei e da ordem. O temor é da sociedade criada por aqueles que mantêm essa estrutura; teme-se cada vez a própria criação. Palavras-chave: Cultura do medo; mídia; criminalização; criminalidade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.