<i>Coping</i> e satisfação com a vida em adultos com AIDS
Palavras-chave:
AIDS, Enfrentamento, Psicologia da Saúde, Bem-estar subjetivoResumo
Este trabalho objetivou identificar as estratégias de coping e a satisfação com a vida em pessoas com Aids; verificar a correlação entre estratégias de enfrentamento e satisfação com a vida. Participaram 22 adultos, idade média 37 anos. Os Resultados indicaram que, com relação à satisfação com a vida, as pessoas estão satisfeitas (42,9%) ou mais ou menos satisfeitos (42,9%) com suas próprias vidas no momento e 90,4% também têm expectativa de vir a estarem satisfeitas com suas vidas no futuro. As estratégias mais utilizadas foram as baseadas em práticas religiosas e pensamentos fantasiosos (média 4,09), seguida por estratégias de enfrentamento focalizadas no problema (média 3,71), busca de suporte social (média 2,93), estratégias de enfrentamento focalizadas na emoção (média 2,36). Palavras-chave: AIDS; enfrentamento; bem-estar subjetivo; psicologia da saúde.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.