A experiência de vida em uma comunidade budista-tibetana no Ocidente: uma perspectiva humanístico-existencial
Palavras-chave:
metodo heuristico, vida em comunidadeResumo
Este artigo foi baseado na minha tese de mestrado cujo objetivo foi identificar os temas da experiência de vida em uma comunidade budista-tibetana no Ocidente, bem como descrever e expressar os seus significados. A comunidade onde vivi foi o Nyingma Institute, uma residência com aproximadamente trinta pessoas localizada em Berkeley, Califórnia. Para descrever essa experiência de dezoito meses, utilizei o método heurístico descrito por Moustakas (1990): engajamento inicial, imersão no tópico ou questão, incubação, iluminação, explicação e síntese criativa da pesquisa. Os dados consistiram de um diário pessoal e de fitas cassete gravadas durante minha permanência na comunidade, nos quais registrei meus sentimentos, pensamentos e sensações corporais. Observei com atenção a minha experiência nos projetos de arte, na empresa Dharma Publishing, e no Nyingma Institute. Neles emergiram temas fundamentais: experiências transcendentais, preocupações econômico-socias, preocupações fisiológicas, questões relativas ao trabalho, frustração, insights, criatividade e crescimento pessoal. Além de refletir e descrever cada tema, no sentido de integrar e expressar a essência desta experiência, eu comparei esta experiência com um mito.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.