Preditores de Desempenho Escolar no 5º Ano do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-8623.2015.1.14850Palavras-chave:
Desempenho acadêmico, Problemas de comportamento, Educação infantil, Gênero, Ensino fundamental.Resumo
Diferenças individuais de desempenho podem ser atribuídas a características do aluno, da família e da escola. O objetivo deste estudo prospectivo foi testar um modelo de predição de desempenho no 5º ano do ensino fundamental – EF, tendo como preditores habilidades acadêmicas e sociais, problemas de comportamento e percepção de estressores escolares no 3º ano, bem como o tempo de exposição à educação infantil – EI e a condição socioeconômica do alunado da escola de EF. Participaram 248 alunos de quatro escolas públicas. Os instrumentos utilizados foram: Critério de Classificação Econômica Brasil, Teste de Desempenho Escolar, Social Skills Rating System – SSRS versão do professor, Inventário de Estressores Escolares e avaliação coletiva de desempenho. Habilidades acadêmicas, habilidades sociais e percepção de stress no 3º ano predisseram desempenho no 5º ano. A escola de EF afetou diferentemente a avaliação objetiva de desempenho e o julgamento de competência acadêmica feito pelo professor.
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