Estabelecendo relação entre autoconceito e desempenho acadêmico de crianças escolares
Palavras-chave:
autoconceito, desempenho acadêmico, crianças escolares, desenvolvimento socioemocional, educação especial.Resumo
Este estudo teve por objetivo verificar a relação entre o autoconceito e o desempenho acadêmico de crianças escolares. Cinqüenta e oito crianças da 5a e 6a séries do Ensino Fundamental foram avaliadas em relação ao autoconceito e ao desempenho acadêmico, usando o Self-description Questionnaire 1 – SDQ1 e o Teste de Desempenho Escolar – TDE, respectivamente. Os resultados demonstraram que: (a) o autoconceito não acadêmico estava positivamente correlacionado com a pontuação em escrita do TDE; e (b) o autoconceito acadêmico e total estavam positivamente correlacionados com a pontuação em aritmética, escrita, leitura e total do TDE. Tais resultados são tomados como sugestivos da importância do autoconceito sobre o desempenho acadêmico e da necessidade de programas que visem maximizar o desenvolvimento socioemocional das crianças. Palavras-chave: Autoconceito; desempenho acadêmico; crianças escolares; desenvolvimento socioemocional; educação especial.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.