Psicologia do Desenvolvimento Infantil: Publicações Nacionais na Primeira Década do Século XXI

Autores

  • Scheila Machado da Silveira Becker Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cláudia de Moraes Bandeira scheilamachado@gmail.com
  • Ricardo Bertazzo Ghilardi Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Claudio Simon Hutz Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cesar Augusto Piccinini Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil, Publicações nacionais, Produção científica.

Resumo

Buscou-se caracterizar a produção científica nacional em psicologia do desenvolvimento infantil (0-12 anos), entre 2001-2010, em periódicos nacionais Qualis/CAPES A1, A2, B1. Analisou-se 388 artigos segundo três grupos de itens: características da autoria; temática e referencial teórico; características dos artigos empíricos. Os resultados indicaram aumento na produção ao longo da década. A maioria dos autores provém de instituições federais e as parcerias realizadas foram locais. Verificou-se prevalência de estudos empíricos onde a faixa etária mais investigada foi entre 6-12 anos. Grande parte das pesquisas envolveu a criança como participante na coleta de dados. O delineamento mais utilizado foi levantamento, com prevalência de métodos quantitativos. Os achados indicam que a pesquisa nacional em desenvolvimento infantil ainda apresenta delineamentos simples, transversais e quantitativos. Isso tende a diferir do padrão apresentado por estudos internacionais relevantes, que sugerem um novo paradigma na área com destaque para estudos longitudinais, apropriados para investigar o desenvolvimento infantil.

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Como Citar

Becker, S. M. da S., Bandeira, C. de M., Ghilardi, R. B., Hutz, C. S., & Piccinini, C. A. (2013). Psicologia do Desenvolvimento Infantil: Publicações Nacionais na Primeira Década do Século XXI. Psico, 44(3), 372–381. Recuperado de https://pucrs.emnuvens.com.br/revistapsico/article/view/15824

Edição

Seção

Artigos