Aplicação de Medidas Socioeducativas em Adolescentes: Avaliação Auxiliar às Tomadas de Decisão
Palavras-chave:
Avaliação, Fator de risco, Adolescência, Delinquência juvenil.Resumo
A avaliação de adolescente em conflito com a lei, para definição da medida socioeducativa mais apropriada e a elaboração do plano de intervenção, é tarefa fundamental ao sistema de Justiça Juvenil. O presente artigo relata estudo com instrumento de origem canadense, o Youth Level of Service/Case Management Inventory (YLS/CMI), embasado nos fatores de risco associados à persistência da conduta infracional, com o objetivo de aferir sua capacidade preditiva e compará-lo a outros dois, o Inventário de Personalidade de Jesness e a Escala Fatorial de Socialização. A amostra foi composta de 40 adolescentes que praticaram ato infracional e seus pais/responsáveis, e a coleta de dados deu-se por meio de entrevistas semiestruturadas. Resultados denotaram boa convergência entre os instrumentos, sendo o YLS/CMI capaz de identificar adolescentes apresentando diferentes níveis de risco e de predizer satisfatoriamente sua conduta entre 6 e 12 meses, após a avaliação inicial.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.