Identificação de Sinais Precoces de Autismo Segundo um Protocolo de Observação Estruturada: um Estudo de Seguimento

Autores

  • Felipe Alckmin-Carvalho Universidade de São Paulo
  • Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Décio Brunoni Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Vanessa Godoy Strauss Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Cristiane Silvestre Paula Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2014.4.15873

Palavras-chave:

Transtornos do espectro do autismo, Diagnóstico precoce, Desenvolvimento infantil.

Resumo

Intervenções precoces, intensivas e de longo prazo estão associadas a impacto positivo no prognóstico de crianças com Transtornos do Espectro do Autismo-TEA. Os objetivos deste estudo foram: acompanhar crianças de 16-24 meses até atingirem três anos a fim de confirmar/refutar o diagnóstico de TEA e verificar se um protocolo estruturado de observação desenvolvido no Brasil seria capaz de discriminar crianças de alto/baixo risco para TEA. Instrumentos: Modified Checklist for Autism in Toddlers-M-CHAT, Autism Behavior Checklist-ABC, Protocolo de Observação Estruturada para Rastreamento de Autismo-OERA, Escalas Vineland e Bayley. Dos 11 casos acompanhados, nenhum confirmou diagnóstico de TEA de acordo com avaliação médica-DSM-IV. O OERA discriminou todos os casos negativos de TEA. Conclusões: verificou-se que M-CHAT foi sensível a atrasos no desenvolvimento, mas pouco específico para TEA sendo necessárias outras avaliações para o diagnóstico; OERA mostrou-se de baixo custo, bem aceito e importante para a discriminação entre atrasos de desenvolvimento e TEA.

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Biografia do Autor

Felipe Alckmin-Carvalho, Universidade de São Paulo

Mestrando pelo Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

(contato principal para correspondência)

Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professora Doutora no Programa de Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Décio Brunoni, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor Doutor no Programa de Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Vanessa Godoy Strauss, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Cristiane Silvestre Paula, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professora Doutora no Programa de Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie

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Publicado

2014-12-23

Como Citar

Alckmin-Carvalho, F., Teixeira, M. C. T. V., Brunoni, D., Strauss, V. G., & Paula, C. S. (2014). Identificação de Sinais Precoces de Autismo Segundo um Protocolo de Observação Estruturada: um Estudo de Seguimento. Psico, 45(4), 502–512. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2014.4.15873

Edição

Seção

Artigos