Perseveração na Tarefa Geração Aleatória de Números para Crianças
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-8623.2014.2.16495Palavras-chave:
Crianças, funções executivas, neuropsicologia, testes neuropsicológicos, Geração Aleatória de Números.Resumo
Observam-se déficits inibitórios em vários quadros neurológicos e psiquiátricos, podendo aumentar a frequência de respostas perseverativas. Não há uma padronização dos critérios para avaliar a perseveração. O estudo 1 visou a obter dados preliminares de até quantas casas a repetição de um número pode ser considerada uma perseveração na tarefa Geração Aleatória de Números (GAN). O potencial discriminativo dos pontos de corte foi investigado pela comparação entre TDAH e saudáveis (Estudo 2). Os instrumentos foram: questionário de dados sociodemográficos e de saúde, Questionário Abreviado de Conners, Matrizes Progressivas Coloridas de Raven e o GAN. Participaram crianças com idades de 6 a 12 anos (Estudo 1: n= 60; Estudo 2: transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), n=9 e controles, n=18). As crianças levaram em média 4,97 (dp=1,78) caselas para repetir um número. O critério que considera perseveração como a repetição de um número até cinco caselas após a sua última evocação diferenciou TDAH de controles. Portanto, esse parece ser o critério mais sensível para avaliar a perseveração.Downloads
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