Propriedades Psicométricas da Versão Brasileira do Behavioral Inhibition Instrument (BII) e Associações com Sintomas Psicopatológicos

Autores

  • Diogo Araújo De Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Giovanni Abrahão Salum Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luciano Rassier Isolan Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Silvia Helena Koller Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Gisele Gus Manfro Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Psicometria, Inibição comportamental, Ansiedade, Crianças, Adolescentes.

Resumo

Os objetivos desse estudo foram investigar propriedades psicométricas da versão brasileira do Behavioral Inhibition Instrument (BII) e suas associações com sintomas de ansiedade e depressão em crianças e adolescentes. Participaram 838 estudantes com idades entre 9-18 anos (M=12,89; DP=2,10) de uma amostra comunitária respondendo a versão brasileira do BII e questionários de autorrelato de sintomas de ansiedade e depressão. Os resultados demonstraram que a prevalência de crianças e adolescentes na categoria de alta inibição comportamental foi de 16,6%. O BII apresentou propriedades psicométricas satisfatórias com maiores níveis de inibição comportamental correlacionados a maiores níveis de sintomas de ansiedade e depressão, especialmente para sintomas de fobia social. Além disso, participantes com altos escores de inibição comportamental tiveram maior probabilidade de apresentar sintomas de ansiedade em um espectro clínico ou subclínico, especialmente para fobia social. Implicações para intervenções preventivas precoces são brevemente discutidas.

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Biografia do Autor

Gisele Gus Manfro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Propriedades Psicométricas da Versão Brasileira do  

Como Citar

Sousa, D. A. D., Salum, G. A., Isolan, L. R., Koller, S. H., & Manfro, G. G. (2014). Propriedades Psicométricas da Versão Brasileira do Behavioral Inhibition Instrument (BII) e Associações com Sintomas Psicopatológicos. Psico, 44(4), 526–532. Recuperado de https://pucrs.emnuvens.com.br/revistapsico/article/view/16520

Edição

Seção

Artigos