Análise pelo Modelo de Rasch do Ditado ADAPE: Considerações da Ortografia

Autores

  • Susana Gakyia Caliatto Universidade do Vale do Sapucaí
  • Débora Cecílio Fernandes Universidade do Vale do Sapucaí

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2014.2.16820

Palavras-chave:

Escrita, ortografia, teoria de resposta ao item.

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar as palavras com maior dificuldade de escrita, com base na análise pelo modelo de Rasch, e indicar a composição das palavras do ditado ADAPE que produzem mais erros. Participaram 221 estudantes, com idades compreendidas entre 6 e 11 anos, do segundo ao quinto ano de uma escola particular do estado de Minas Gerais. A média da dificuldade dos itens foi estabelecida convencionalmente como zero. Os resultados indicaram que a palavra Cássio foi a mais difícil. Outras sete palavras também foram muito difíceis. Mostrou-se que o ditado contém palavras que exigem diferentes conhecimentos ortográficos, o que permite avaliar os estudantes em distintas etapas da alfabetização. As palavras foram discutidas em função de categorias de erros da língua portuguesa.

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Biografia do Autor

Susana Gakyia Caliatto, Universidade do Vale do Sapucaí

Profa do Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVAS MG.

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Publicado

2014-08-19

Como Citar

Caliatto, S. G., & Cecílio Fernandes, D. (2014). Análise pelo Modelo de Rasch do Ditado ADAPE: Considerações da Ortografia. Psico, 45(2), 270–280. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2014.2.16820

Edição

Seção

Artigos