Educação Moral no Ensino Fundamental: Prática Docente de Ensino da Justiça

Autores

  • Leandra Lúcia Moraes Couto UFES
  • Heloisa Moulin de Alencar UFES

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2015.1.16927

Palavras-chave:

Educação moral, Justiça, Professores de ensino fundamental.

Resumo

Trata-se de um estudo na área da Psicologia da moralidade e da educação moral. Objetivamos pesquisar os juízos de 23 docentes, 11 de 1º e 12 de 5º ano do ensino fundamental, acerca do ensino da justiça. Além disso, propomos-nos a verificar se tais práticas modificam-se em razão do ano escolar para o qual a participante leciona. Realizamos entrevistas semiestruturadas com base no método clínico piagetiano, bem como analisamos os dados de acordo com a referida teoria e a sistematização proposta por Delval. Constatamos que a maioria das práticas relatadas trata de meios que estão embasados em ações impositivas. Ademais, averiguamos diferenças entre os anos escolares pesquisados: as docentes de 5º ano mencionam mais procedimentos impositivos. De modo geral, verificamos que os procedimentos adotados pelas docentes podem não favorecer a efetivação das finalidades por elas almejadas. A partir dos dados obtidos, enfatizamos a necessidade de intervenções com a população pesquisada.

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Publicado

2015-03-17

Como Citar

Couto, L. L. M., & Alencar, H. M. de. (2015). Educação Moral no Ensino Fundamental: Prática Docente de Ensino da Justiça. Psico, 46(1), 90–100. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2015.1.16927

Edição

Seção

Artigos