Estudo Comparativo entre Contextos de Brincadeiras em Instituição de Acolhimento Infantil
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-8623.2015.3.17978Palavras-chave:
Brincadeiras, institucionalização, desenvolvimento infantilResumo
O objetivo deste trabalho foi descrever e comparar as brincadeiras ocorridas em contextos: estruturado (CE) e semiestruturado (CSE) em uma instituição de acolhimento infantil. Participaram 10 crianças de cinco a seis anos, com tempo de acolhimento que variou de um a 12 meses. As sessões observacionais foram realizadas no CE (brinquedoteca) e no CSE (barracão, playground e piscina). Realizaram-se 117 registros de cinco minutos, totalizando 585 minutos de observação. Os resultados mostraram que a categoria brincadeira simbólica foi a mais frequente (43,25%), seguida da contingência física (35,04%) e da brincadeira exploratória (8,38%). A escolha da brincadeira variou em função do contexto. A estereotipia de gênero foi observada na escolha dos temas das brincadeiras. O estudo elucida para a oferta de contextos de brincadeira diferenciados, disponibilidade de recursos lúdicos e humanos sensíveis às inúmeras demandas das crianças, de modo que as instituições de acolhimento infantil configurem-se como contextos abrangentes de desenvolvimento.
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