Avaliação e Enfrentamento de Problema de Crianças e Adolescentes com Diferentes Níveis de Comportamentos Externalizantes

Autores

  • Daniela Sacramento Zanini Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Juliane Callegaro Borsa Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2015.2.18254

Palavras-chave:

Enfrentamento, Distúrbios do comportamento, Comportamento agressivo.

Resumo

Pesquisas evidenciam uma relação entre comportamentos externalizantes, percepção e enfrentamento de problemas. Este estudo tem como objetivo comparar a avaliação e enfrentamento de crianças e adolescentes com baixas, médias e altas pontuações em comportamento externalizantes. Participaram 512 crianças e adolescentes de 11 a 18 anos incompletos que responderam ao Coping Response Inventory-Y (CRI-Y) e Youth Self Report (YSR). Não foram observadas diferenças estatisticamente significativas nos comportamentos agressivos ou de quebra de regras por sexo. Contudo, observou-se diferenças estatisticamente significativas entre a avaliação e enfrentamento segundo os níveis de comportamentos agressivos ou de quebrar regras. Em conjunto, os dados apresentados neste estudo parecem corroborar a literatura que aponta a existência de uma distorção perceptiva e baixas habilidades de coping entre crianças e adolescentes com problemas de externalizantes. Tais informações podem ser especialmente úteis para o desenvolvimento de programas de manejo de estresse, correção cognitiva e treinamento em habilidades de enfrentamento.

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Publicado

2015-04-22

Como Citar

Zanini, D. S., & Borsa, J. C. (2015). Avaliação e Enfrentamento de Problema de Crianças e Adolescentes com Diferentes Níveis de Comportamentos Externalizantes. Psico, 46(2), 188–197. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2015.2.18254

Edição

Seção

Artigos