Religião e individuação: fenomenologia do desenvolvimento humano através da direção espiritual
Resumo
O presente trabalho, de natureza teórico-empírica, sobre o poder subjetivante da direção espiritual, tem como objetivo resgatar a dimensão psicológica humanizante dessa milenar prática religiosa cristã-católica. O método usado para explorar os significados humanizadores propiciados através dessa técnica e vivenciados pelos quatro sujeitos pesquisados, é o qualitativo de base fenomenológica. Os resultados apontam a eficácia dessa prática religiosa no campo do desenvolvimento e ajustamento humano, assim como assinalam seu efeito para a vivência de uma religiosidade mais solidamente humana.
Palavras-chaves: Direção espiritual; individuação; qualitativo, fenomenológico, interpretação fenomenológica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.