Estudo sobre Valores em Adolescentes

Autores

  • Priscilla Brandi Gomes Godoy Universidade Federal de São Paulo
  • Nancy Ramacciotti Oliveira-Monteiro Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2015.3.19426

Palavras-chave:

Moral, Adolescência, Escola, Diferenças Sexuais.

Resumo

Os valores humanos podem ser associados ao desenvolvimento positivo de indivíduos e muitas vezes são utilizados como explicação para comportamentos e suas motivações. Com base na Teoria Funcionalista dos Valores Humanos, de Gouveia, este estudo objetivou investigar valores humanos em adolescentes, a partir de seis subfunções valorativas (existência, realização, normativa, suprapessoal, experimentação e interativa). Com uso do Questionário dos Valores Básicos, de Gouveia, Milfont, Fischer e Santos (2008), foram avaliados 453 estudantes do ensino fundamental II e médio, ambos os sexos, idades na média de 14,9 anos, em seis escolas da Baixada Santista (SP). As análises descritiva e inferencial indicaram resultados com predomínio da subfunção existência na amostra geral, com diferenças significativas para maiores médias em meninas e em escolas públicas. Os valores da subfunção existência têm sido relacionados a comportamentos positivos no âmbito social e podem ser considerados como reflexo do ensinado e vivenciado na escola, família e sociedade.

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Biografia do Autor

Priscilla Brandi Gomes Godoy, Universidade Federal de São Paulo

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São Paulo

Nancy Ramacciotti Oliveira-Monteiro, Universidade Federal de São Paulo

Docente da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista (UNIFESP-BS), é psicóloga formada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santos, com mestrado em Psicologia Social, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), doutorado e pós-doutorado em Psicologia Social, pela Universidade de São Paulo (USP). Na UNIFESP-BS, é professora do curso de Psicologia e do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar (BICT-Mar). Coordena o Laboratório de Psicologia Ambiental e Desenvolvimento Humano (LADH/UNIFESP-BS) voltado a trabalhos sob vértices da Psicologia Positiva e da Teoria ecológica do desenvolvimento humano, realizando pesquisas sobre valores e desenvolvimento de identidade, competência social e pró socialidade, problemas psicológicos, agressividade, comportamentos delitivos, e estresse. É pesquisadora do Laboratório de Pesquisas em Interações Sociotecnicoambientais (LISTA), e orientadora credenciada do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde. Tem experiência nas áreas de supervisão em Psicologia Clínica e Psicodiagnóstico, e em Bioética. Participa do Grupo de trabalho 'Atendimento Psicológico em Serviços-escola de Psicologia e em outros Contextos', da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Psicologia (ANPEPP).

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Publicado

2015-08-25

Como Citar

Godoy, P. B. G., & Oliveira-Monteiro, N. R. (2015). Estudo sobre Valores em Adolescentes. Psico, 46(3), 400–408. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2015.3.19426

Edição

Seção

Artigos