Evidências de validade do Zulliger-sc para avaliação do relacionamento interpessoal de crianças
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-8623.2016.1.19990Palavras-chave:
Avaliação Psicológica, Zulliger-SC, Crianças, Evidência de ValidadeResumo
Objetivou-se examinar evidências de validade de critério para o teste de Zulliger-Sistema Compreensivo (ZSC), tendo como foco os indicadores de relacionamento interpessoal. 119 crianças, de ambos os sexos, do quarto ao sexto ano do ensino fundamental, responderam a um sociograma para a seleção de dois grupos de participantes: o primeiro contendo 26, classificadas como mais populares e 22 classificadas como menos populares. Esses dois grupos responderam ao ZSC. Considerou-se para a análise as seguintes variáveis: M, FM, m; a e p; COP e AG; GHR e PHR; FT, TF e T; Food; PER; PureH, SumH e Índice de Isolamento. Os indicadores, mais frequentes nas crianças mais populares com diferenças estatisticamente significativas, foram Mp (p=0,04), p (p=0,05) e marginalmente significativa PureH (p=0,06). No grupo de crianças menos populares a maior frequência estatisticamente significativa foi H<(H)+Hd+(Hd) (x2=4,16, p=0,04). Conclui-se que quatro variáveis contribuíram para discriminar os grupos, o que evidencia validade de critério.
Downloads
Referências
American Educational Rersearch Association, American Psychological Association National Council On Measurement In Education. (1999). Standards for Educational and Psychological Testing. Washington, DC: AERA.
Anzieu, D. (1989). Os métodos projetivos (5ª ed.). Rio de Janeiro: Campus.
Balbi Neto, R. R. Q. & Queiroz, S. S. (2012). Indícios de validade do déficit relacional no Método de Rorschach para população adulta não paciente. Psico-USF, 17(3), 475-484. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712012000300014
Bandeira, D. R, Trentini, C. M., Winck, G. E. & Lieberknecht, L. (2006) Considerações sobre as técnicas projetivas no contexto atual. In A. P. Noronha, A. A. A. Santos, & F. F. Sisto (Org.). Facetas do Fazer em Avaliação Psicológica (pp. 125-138). São Paulo: Vetor.
Bartholomeu, D., Carvalho, L. F., Silva, M. C. R., Miguel, F. K., & Machado, A. A. (2011). Aceitação e rejeição entre pares e habilidades sociais em universitários. Estudos de Psicologia, 16(2), 155-162. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2011000200006
Bartholomeu, D., Montiel, J. M., & Pessotto, F. (2011). Sociometria e habilidades sociais em alunos do ensino médio. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, 2(2), 211-228. http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2011v2n2p211
Davoglio, T. R., Gauer, G. J. C., Jaeger, J. V. H., & Tolotti, M. D. (2012). Personalidade e psicopatia: implicações diagnósticas na infância e adolescência. Estudos de Psicologia, 17(3), 453-460. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2012000300014
Exner, J. E. & Sendin, C. (1999). Manual de interpretação do Rorschach para o sistema compreensivo. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Grazziotin, J. B. D. & Scortegagna, S. A. (2012). Zulliger e habilidade social: evidências de validade no contexto empresarial. Psicologia: Reflexão e Crítica, 25(1), 69-78. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-79722012000100009
Hisatugo, C. L. & Custódio, E. M. (2013). Avaliação psicológica e da personalidade e o estudo normativo do Rorschach para o uso em crianças brasileiras. Psicólogo inFormação, 17, 79-86. http://dx.doi.org/10.15603/2176-0969/pi.v17n17p79-86
Landis, J. R. & Koch, G. G. (1977). The measurement of observer agreement for categorical data. Biometrics, 33(1), 159-174. http://dx.doi.org/10.2307/2529310
Lis, A., Magro, T. & Rossi, G. (1990). A comparison between the Zulliger Test individually administered and the Rorschach Test in children aged 6 11. British Journal of Projective Psychology, 35(2), 35-48.
Moreno, J. L. (2008). Quem sobreviverá? Fundamentos da sociometria, da psicoterapia e do sociodrama [Who shall survive? Foundations of sociometry group psychotherapy and sociodrama] (M. Aguiar, Trad.). São Paulo: Daimon (Trabalho original publicado em 1953).
Nunes, M. L. T, Teixeira, R. P., & Deakin, E. K. (2010). Técnicas projetivas e avaliação de psicoterapia psicanalítica com crianças. In M. L. T. Nunes (Org.). Técnicas projetivas com crianças (pp. 145-169). São Paulo: Casa do Psicólogo.
Perez-Ramos, A. L. Q (2000). Avaliação prospectiva: o exame precoce da criança. In J. A. Cunha. Psicodiagnóstico V (pp. 151-157). Porto Alegre: Artmed.
Primi, R., Muniz, M., & Nunes, C. H. S. S. (2009). Definições contemporâneas de validade de testes psicológicos. In C. S. Hutz (Org.). Avanços polêmicos em avaliação psicológica (pp. 243-265). São Paulo: Casa do Psicólogo.
Resende, A. C., Carvalho, T. C. R., & Martins, W. (2012). Desempenho Médio de Crianças e Adolescentes no Método de Rorschach Sistema Compreensivo. Avaliação Psicológica, 11(3), 375-394.
Sandahl, C., Mattlar, C. E, Carlsson, A., Vesala, P., & Rosenqvist, A. (1990) The personality structure for the normal adults, as revealed by the Zulliger. British Journal of Projective Psychology, 35(2), 54-60.
Schelini, P. W., Gomes, V. L. T., & Wechsler, S. M. (2006). Avaliação psicológica infantil: aspectos cognitivos e neuropsicológicos. In A. P. Noronha, A. A. A. Santos, & F. F. Sisto (Org.). Facetas do Fazer em Avaliação Psicológica (pp. 81-94). São Paulo: Vetor.
Tavares, M. (2003). Validade clínica. Psico-USF, 8(2), 125-136.
Tavella, R. R. & Villemor-Amaral, A. E. (2014). O teste de Zulliger-SC: avaliação da criatividade em crianças. Estudos de Psicologia, 31(4) , 489-497. http://dx.doi.org/10.1590/0103-166X2014000400003
Uhinki, A., Mattlar, C. E., Sandahl, P., Vesala, A., & Carlsson (1990). Personality traits characteristic for adolescents highlighted by the Zulliger. British Journal of Projective Psychology, 35(2), 49-53.
Urbina, S. (2007). Fundamentos da testagem psicológica. Porto Alegre: Artmed.
Vaz, C. E. (1998). Z-teste: técnica de Zulliger – forma coletiva. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Viglione, D. J., Perry, W., & Meyer, G. J. (2003). Refinements in the Rorschach Ego Impairment Index incorporating the Human Representational Variable. Journal of Personality Assessment, 81, 149 156. http://dx.doi.org/10.1207/S15327752JPA8102_06
Villemor-Amaral, A. E. & Primi, R. (2009). O Teste de Zulliger no Sistema Compreensivo (ZSC): forma individual. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Weiner, I. B. (2000). Princípios da interpretação do Rorschach. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Zulliger, H. & Salomon, F. (1970). El test de Zulliger: un test individual y colectivo. Buenos Aires: Kapelusz.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.