Educação infantil em contexto não urbano: um estudo com educadoras

Autores

  • Lucivanda Cavalcante Borges Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Dalila Castelliano Vasconcelos Universidade Federal da Paraíba
  • Nádia Maria Ribeiro Salomão Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2016.3.22567

Palavras-chave:

Creche, Educador, Contexto não urbano.

Resumo

creche assume um papel cada vez mais relevante na dinâmica familiar e no desenvolvimento infantil. Estes serviços de atendimento à infância, como construções sociais e culturais, são também desenvolvidos a partir de concepções que cada sociedade constrói para as crianças. Neste artigo, buscou-se investigar as concepções de educadoras sobre o papel das creches não urbanas no desenvolvimento infantil. Participaram 21 educadoras de creches não urbanas do interior de Pernambuco. A partir da utilização de uma entrevista semiestruturada, os resultados mostraram que a creche tem como função suprir as necessidades básicas das crianças e estimular seu desenvolvimento. Em relação ao papel do educador, as participantes ressaltaram o estímulo ao desenvolvimento, oferecer afeto e disciplina à criança. Esses resultados apontam para a importância da formação dos educadores e valorização de seu papel profissional, considerando as características do contexto sociocultural não urbano.

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Biografia do Autor

Lucivanda Cavalcante Borges, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Professora do curso de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF Doutoranda do programa de pós graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Dalila Castelliano Vasconcelos, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Psicologia Social pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

Doutoranda do programa de pós-graduação em Psicologia Social da UFPB

Nádia Maria Ribeiro Salomão, Universidade Federal da Paraíba

Pós doutorado pela University of North Carolina – UNCC e Doutorado pela University of Manchester - UK.

Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba - UFPB

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Publicado

2016-06-23

Como Citar

Borges, L. C., Vasconcelos, D. C., & Salomão, N. M. R. (2016). Educação infantil em contexto não urbano: um estudo com educadoras. Psico, 47(3), 238–247. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2016.3.22567

Edição

Seção

Artigos