Negligência no campo da saúde: estratégia de governo das populações
Palavras-chave:
Negligência, saúde, governamentalidade, infância, vulnerabilidade.Resumo
O presente artigo discute os sentidos que assume a negligência na infância para as equipes de Programa de Saúde da Família e como tais sentidos produzem as práticas de saúde. Para tal, utilizamos dados obtidos mediante a observação da rotina de trabalho das equipes, especialmente das agentes de saúde. A discussão foi realizada a partir de dois eixos que se fizeram presentes no decorrer da pesquisa e entre os quais oscila o discurso sobre negligência: ora esta é tudo, ora é nada. Abordamos as implicações desta oscilação e o que isto vem produzir no que se refere às práticas de saúde. Finalizamos articulando esta discussão com as noções de risco e vulnerabilidade, buscando pensar como os sentidos produzidos para negligência integram as estratégias de governo da população. Palavras-chave: Negligência; saúde; governamentalidade; infância; vulnerabilidade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.