Interação pai-criança e problemas externalizantes na infância

Autores

  • Luna Maiana Araújo Freitas Universidade Federal da Bahia
  • Patrícia Alvarenga Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2016.4.23170

Palavras-chave:

Problemas externalizantes, Habilidades sociais, Relações pai-criança.

Resumo

O presente estudo avaliou a relação entre as habilidades sociais e práticas educativas negativas paternas e os problemas externalizantes na infância. Participaram do estudo 33 pais de crianças entre seis e nove anos. Os pais responderam ao Roteiro de Entrevista das Habilidades Sociais Educativas Parentais (RE-HSE-P) e ao Inventário de Comportamentos da Infância e Adolescência 6-18 anos (CBCL). Os resultados revelaram correlações positivas entre as práticas negativas paternas e os problemas externalizantes. Discutem-se as implicações das práticas negativas para o desenvolvimento de problemas externalizantes. Destaca-se a importância de considerar o papel mediador da interação mãe-filho sobre as relações entre as práticas paternas e estes problemas.

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Publicado

2016-12-31

Como Citar

Araújo Freitas, L. M., & Alvarenga, P. (2016). Interação pai-criança e problemas externalizantes na infância. Psico, 47(4), 279–287. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2016.4.23170

Edição

Seção

Artigos