Atitudes de estudantes de medicina face ao “mais médicos” revela favorecimento endogrupal

Autores

  • Clarissa Maria Dubeux Lopes Barros Universidade Federal da Paraíba http://orcid.org/0000-0003-4790-8203
  • Ana Raquel Rosas Torres Universidade Federal da Paraíba
  • Cicero Roberto Pereira Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2017.1.23871

Palavras-chave:

Identidade social, Favorecimento Endogrupal, Preconceito, Programa Mais Médicos

Resumo

As pessoas são motivadas a favorecer o seu próprio grupo na distribuição de recursos simbólicos e materiais. Analisou-se em que medida este fenômeno está presente na atitude de estudantes de medicina face ao Programa Mais Médicos. Testou-se as hipóteses de que a oposição à contratação de médicos estrangeiros é motivada pelo favorecimento endogrupal e que este efeito é potencializado pelo preconceito contra a origem dos médicos. O estudo foi realizado em 259 estudantes de medicina alocados aleatoriamente em cenários conforme a origem nacional dos médicos a serem contratados (cubanos vs. espanhóis vs. portugueses vs. brasileiros) que indicaram a sua concordância com a contratação. Os resultados mostram que estudantes são favoráveis à contratação apenas de médicos brasileiros, opondo-se à contratação de médicos estrangeiros. Na discussão abordou-se as atitudes face ao Programa Mais Médicos como indicadoras de tensões sociais subjacentes à distribuição de recursos socialmente valorizados e motivadas por fatores identitários.

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Biografia do Autor

Clarissa Maria Dubeux Lopes Barros, Universidade Federal da Paraíba

Possui Graduação em Psicologia, Especialização e Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Realizou estágio doutoral no Instituto de Ciências Sociais - Universidade de Lisboa. Tem experiência na área de Psicologia, atuando especialmente nos seguintes temas: Preconceito e Discriminação; Imigração; Saúde e Cultura; Psicanálise.

Ana Raquel Rosas Torres, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Psicologia (1988), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Federal da Paraíba (1992), doutorado em Psicologia pela University of Kent at Canterbury (Grã-Bretanha, 1996) e pós-doutorado em Psicologia Social pela Université de Provence (França, 2006). Foi professora titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás entre 1997-2009. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba, lecionando na graduação em Psicologia e no mestrado e doutorado em Psicologia Social. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Processos Grupais e de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: preconceito e discriminação, identidade social e psicologia social do trabalho. Tem também experiência na área de saúde e meio ambiente.

Departamento de Pós Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba

Cicero Roberto Pereira, Universidade Federal da Paraíba

Cicero Roberto Pereira estudou na Escola Estadual de Patos (CEPA), formou-se em Psicologia e obteve mestrado em Psicologia Social na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutorou-se em Psicologia Social pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) com uma tese sobre a relação entre o preconceito e a discriminação em contextos anti-preconceito. Desenvolveu estudos pós-doutorais no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Tem centrado a sua atividade docente na formação de recursos humanos altamente qualificados. Atualmente Coordena o Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência como líder de grupos de investigação nacionais e internacionais e na coordenação de projetos de pesquisa financiados por por meio de processos altamente competitivos. Inaugurou uma linha de pesquisa que é referência internacional no domínio das relações sociais racializadas, especificamente no estudo do papel da legitimação das diversas formas de discriminação em diferentes contextos normativos. É bolsista de produtividade em pesquisa (PQ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

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Publicado

2017-03-30

Como Citar

Barros, C. M. D. L., Torres, A. R. R., & Pereira, C. R. (2017). Atitudes de estudantes de medicina face ao “mais médicos” revela favorecimento endogrupal. Psico, 48(1), 12–20. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2017.1.23871

Edição

Seção

Artigos