Bullying e problemas de comportamento referidos pelas vítimas e professores: resultados brasileiros

Autores

  • Felipe Alckmin-Carvaho Universidade de Sao Paulo
  • Renatha El Rafihi-Ferreira Universidade de Sao Paulo
  • Marcia Helena da Silva Melo Universidade de Sao Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2017.1.23916

Palavras-chave:

Bullying, Vitimização, Violência na escola, Problemas de comportamento

Resumo

Este estudo teve como objetivo avaliar a ocorrência de bullying em uma escola pública brasileira e comparar os problemas de comportamento relatados por vítimas ao informado por seus professores. A Escala de Violência Escolar foi utilizada para identificar os alunos vitimas de bullying. Para avaliar problemas comportamentais foram utilizados o Youth Self Report e o Teacher Report Form. Dos 154 adolescentes avaliados, 30 (19,4%) foram identificadas como alvos de bullying, (M idade=12,4 anos, DP=0,7), sendo 24 meninos (80%). Desses, 16 (53,3%) atingiram níveis clínicos de problemas internalizantes, 11(36,6%) de externalizantes e 13 (43,3%) de problemas totais. Esta sub-amostra relatou mais problemas de internalização (F=13,40,  p<0,001) e menos problemas de externalização (F=6,63, p<0,01) em comparação ao reportado pelos professores. A alta frequência de vítimas de bullying e os elevados escores de problemas internalizantes e externalizantes nessa sub-amostra apontam para a urgência de prevenir o bullying e tratar as vítimas.

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Biografia do Autor

Felipe Alckmin-Carvaho, Universidade de Sao Paulo

Graduada em Psicologia pela Universidade Paulista (2007) e Mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina (2010). Atualmente é Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo - USP. É bolsista de doutorado da FAPESP, pesquisadora vinculada ao Laboratório de Terapia Comportamental (LTC) da Universidade de São Paulo - USP e é colaboradora em projetos de pesquisa e extensão universitária no Laboratório de Psicologia da Saúde e do Sono - LAPSS da Universidade Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP. É integrante do grupo "O Atendimento Psicológico nas Clínicas-Escola e em Diferentes Contextos" da ANPEPP. Tem experiência e interesse na área de Psicologia Clínica e Psicologia da Saúde com ênfase em Prevenção e Intervenção sobre Problemas de Comportamento, Avaliação Comportamental, Terapia Comportamental, Insônia, Comportamento e Sono.

Renatha El Rafihi-Ferreira, Universidade de Sao Paulo

Graduada em Psicologia pela Universidade Paulista (2007). Mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina (2010). Doutora (aprovada com louvor) em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo-USP (2015). Atualmente é Pós-doutoranda pela Universidade de São Paulo - USP. Pesquisadora vinculada ao Laboratório de Terapia Comportamental (LTC) da Universidade de São Paulo - USP. Integrante do grupo "O Atendimento Psicológico nas Clínicas-Escola e em Diferentes Contextos" da ANPEPP. Tem experiência e interesse na área de Psicologia Clínica e Psicologia da Saúde com ênfase em Prevenção e Intervenção sobre Problemas de Comportamento, Avaliação Comportamental, Terapia Comportamental, Insônia, Comportamento e Sono.

Marcia Helena da Silva Melo, Universidade de Sao Paulo

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1996), mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (1999), doutorado e pós-doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2003). É orientadora junto ao Programa de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Atua no campo da Prevenção, empreendendo trabalhos em prevenção de violência no contexto escolar voltados para professores do Ensino Fundamental de escolas da rede pública.

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Publicado

2017-03-30

Como Citar

Alckmin-Carvaho, F., Rafihi-Ferreira, R. E., & Melo, M. H. da S. (2017). Bullying e problemas de comportamento referidos pelas vítimas e professores: resultados brasileiros. Psico, 48(1), 31–39. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2017.1.23916

Edição

Seção

Artigos