Validity evidence for the 4th edition of the Wechsler Intelligence Scale for Children
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-8623.2018.1.27002Palavras-chave:
Inteligência, Teste de Cloze, Avaliação psicológica.Resumo
This study aimed to find validity evidence for the WISC-IV through the relationship with external variables, analyzing possible associations between the factor indexes of the WISC-IV and a Cloze test that assesses reading comprehension. We evaluated 150 children ages 6-14 years, from the 1st to the 9th grade level. The statistical technique of structural equation modeling was applied through the program Analysis of Moment Structures (AMOS). According to the results the factor index that best predicts reading comprehension is verbal comprehension, revealing a strong association with crystallized cognitive abilities. The results show validity evidence favorable to the WISC-IV interpretations, helping to bring it closer to more contemporary instruments in the assessment of intelligence as proposed by the CHC model.
***Evidências de validade para a 4ª edição das Escalas Wechsler de Inteligência para Crianças***
Este estudo teve como propósito buscar evidências de validade por meio da relação com variáveis externas para o WISC-IV, analisando possíveis associações entre os índices fatoriais do WISC-IV e o Teste de Cloze, que avalia a compreensão de leitura. Foram avaliadas 150 crianças com idades entre 6 a 14 anos, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Recorreu-se à técnica estatística modelagem de equações estruturais, por meio do programa Analysis of Moment Structures – AMOS. De acordo com os resultados encontrados o índice fatorial que mais prediz a compreensão de leitura é o de compreensão verbal, revelando forte associação com as habilidades cognitivas cristalizadas. Os resultados revelam evidências de validade favoráveis às interpretações do WISC-IV, contribuindo para aproximá-lo de instrumentos mais contemporâneos na avaliação da inteligência, como propõe o modelo CHC.
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