Relação entre vínculo de apego e desenvolvimento cognitivo, linguístico e motor

Autores

  • Barbara Saur Universidade Federal do Paraná
  • Isac Bruck Universidade Federal do Paraná
  • Sérgio Antônio Antoniuk Universidade Federal do Paraná
  • Tatiana Izabele Jaworski de Sá Riechi Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2018.3.27248

Palavras-chave:

Relação mãe-filho, Desenvolvimento infantil, Cognição.

Resumo

O estabelecimento de uma relação de apego segura é importante, pois fornece à criança segurança para que ela possa explorar o ambiente, atividade essencial para o desenvolvimento infantil. Este estudo tem como objetivo investigar se crianças com padrão de apego seguro e inseguro diferem quanto ao desempenho cognitivo, linguístico e motor. Participaram do estudo 50 crianças, com idades entre 12 e 25 meses. Foram utilizados um questionário de anamnese, a Situação Estranha de Ainsworth, as Escalas Bayley de Desenvolvimento Infantil – 3ª ed. e o questionário Estilo Materno como instrumentos de avaliação. Os resultados apontam diferença entre os grupos no desempenho cognitivo e de linguagem. Crianças com padrões inseguros de apego obtiveram menores escores nos testes que avaliam o desenvolvimento dos dois domínios. Estes resultados demonstram a importância da relação entre mãe e filho como um fator de proteção do desenvolvimento.

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Publicado

2018-10-16

Como Citar

Saur, B., Bruck, I., Antoniuk, S. A., & Riechi, T. I. J. de S. (2018). Relação entre vínculo de apego e desenvolvimento cognitivo, linguístico e motor. Psico, 49(3), 257–265. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2018.3.27248

Edição

Seção

Artigos