Monitoramento metacognitivo de adultos em processo de alfabetização em tarefas de memória, processamento e inteligência geral

Autores

  • Márcia Akemi Fujie Universidade Federal de São Carlos
  • Patrícia Waltz Schelini Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2018.3.27955

Palavras-chave:

Alfabetização, Avaliação, Metacognição.

Resumo

A autorregulação refere-se aos pensamentos, sentimentos e ações que são planejados e ciclicamente adaptados para o alcance dos objetivos traçados pelo indivíduo. Dentro dessa totalidade, encontra-se o monitoramento metacognitivo, habilidade pela qual o sujeito “acompanha” e avalia sua própria cognição. O presente estudo teve como objetivo investigar o monitoramento de adultos em processo de alfabetização por meio do julgamento, entendido como uma medida do monitoramento metacognitivo, sobre o desempenho em tarefas cognitivas que avaliam o fator geral de inteligência, a velocidade de processamento e a memória de curto prazo. Também foi investigada a existência de diferenças nas relações entre desempenhos reais e estimados e em quais tarefas cognitivas o desempenho real mais se relaciona ao desempenho estimado. Participaram do estudo 34 alunos de um programa de alfabetização para adultos, de ambos os gêneros e com idade entre 40 e 60 anos. Os materiais utilizados para a coleta de dados foram: Entrevista Inicial (EI), Teste R-1 e os subtestes Código, Procurar Símbolos e Dígitos da Escala Wechsler de Inteligência para Adultos III (WAIS III), e Registro de Julgamento de 0 a 100. Os resultados indicaram que os escores reais dos participantes foram mais baixos quando comparados com sujeitos de maior escolaridade das amostras normativas dos instrumentos. A partir das correlações de Pearson, observou-se correlação significativa entre o desempenho real e o julgamento do desempenho no subteste Códigos.

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Biografia do Autor

Márcia Akemi Fujie, Universidade Federal de São Carlos

Psicóloga e mestre em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente, é doutoranda, com ênfase em Comportamento Social e Processos Cognitivos, no Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGPsi) da UFSCar, e membro do Laboratório de Desenvolvimento Humano e Cognição (LADHECO). 

Patrícia Waltz Schelini, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (bolsista CNPq) e Doutorado em Psicologia pela mesma Universidade (bolsista FAPESP). Pós- Doutora pela Universidade do Minho (Portugal), sob a orientação do Prof. Dr. Leandro da Silva Almeida. Atualmente é Professora Associada 1 do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos, onde ministra aulas na graduação e na pós-graduação e desenvolve estudos sobre a inteligência/cognição, metacognição e pensamento imaginativo. É a atual coordenadora do Curso de Graduação em Psicologia da UFSCar.

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https://doi.org/10.1016/B978-012109890-2/50031-7

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Publicado

2018-10-16

Como Citar

Fujie, M. A., & Schelini, P. W. (2018). Monitoramento metacognitivo de adultos em processo de alfabetização em tarefas de memória, processamento e inteligência geral. Psico, 49(3), 285–293. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2018.3.27955

Edição

Seção

Artigos