Treinamento de pais com crianças com transtorno externalizante: revisão sistemática de estudos empíricos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.4.28055

Palavras-chave:

treinamento de pais, transtorno externalizante, revisão sistemática.

Resumo

Os transtornos externalizantes constituem uma problemática relevante na clínica com crianças e o treinamento de pais é escolhido como intervenção efetiva para essa população. Propomos nesse estudo identificar as intervenções de treinamento de pais com crianças com diagnóstico de transtornos externalizantes em estudos empíricos, por meio de uma revisão sistemática de artigos publicados entre 2012 e 2016 nas bases Science Direct, PubMed Central, Academic Search Premier, Scopus e Psycinfo. As intervenções foram realizadas com crianças de diferentes idades e transtornos com a participação dos cuidadores. A maior parte das intervenções foi em formato grupal, durante 4 a 14 sessões. Como resultados foram encontrados protocolos de treinamento de pais com crianças com transtornos externalizantes, realizados em diferentes contextos. Diante disso, salienta-se a necessidades de estudos brasileiros com a temática.

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Biografia do Autor

Rafaela Fava de Quevedo, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, RS

Bacharel em Psicologia, Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental, Mestre em Psicologia Clínica

Simone Dambrós, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, RS

Bacharel em Psicologia, Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental

Ilana Andretta, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, RS

Doutora em Psicologia

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

de Quevedo, R. F., Dambrós, S., & Andretta, I. (2019). Treinamento de pais com crianças com transtorno externalizante: revisão sistemática de estudos empíricos. Psico, 50(4), e28055. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.4.28055

Edição

Seção

Revisão Sistemática