Youth Sport Values Questionnaire-2 (ysvq-2): evidências de validade para o contexto brasileiro

Autores

  • Marina Pereira Gonçalves Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
  • Jair Nunes Rocha Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
  • Paulo Gregório Nascimento da Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco, PE
  • Letícia Coelho de Oliveira Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf
  • Valeschka Martins Guerra Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2017.4.28293

Palavras-chave:

Análise fatorial, Escalas, Valores, Esportes, Atletas.

Resumo

Objetivou-se adaptar e validar para o contexto brasileiro o Youth Sport Values Questionnaire-2 (YSVQ-2) por meio de dois estudos: No Estudo 1, contando com a participação de 181 jovens atletas, foi realizada uma Análise de Componentes Principais (ACP) e identificou-se três fatores condizentes com o estudo original. Entretanto, os índices de consistência interna (alpha de Cronbach) foram aceitáveis somente para dois fatores (status: α = 0,62; moral: α = 0,70), no fator competência este índice foi um pouco abaixo do aceitável α = 0,56). No Estudo 2, buscou-se comprovar a estrutura fatorial do YSVQ-2, contando com uma nova amostra de 200 jovens atletas. Foi realizada uma Análise Fatorial Confirmatória (AFC), onde os resultados demonstraram indicadores de ajuste do modelo próximo ao recomendado: χ²(148) = 108,43, p < 0,001, χ²/gl = 2,26, GFI = 0,92, CFI = 0,90, RMSEA = 0,08 (IC90% = 0,06-0,10). Assim, o estudo apresentou evidências de validade fatorial do YSVQ-2 para o contexto brasileiro, porém novas pesquisas de validade deste instrumento são recomendadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Pereira Gonçalves, Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (2012). Professora adjunta do curso de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Petrolina/Centro. Docente permanente do Mestrado em Psicologia e colaboradora do Mestrado em Educação Física da Univasf.

Jair Nunes Rocha, Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

Graduado em Psicologia na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Mestrando em Psicologia na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

Paulo Gregório Nascimento da Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco, PE

Graduado em Psicologia na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestre em Psicologia na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Letícia Coelho de Oliveira, Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf

Graduado em Psicologia na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Mestre em Ciências na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Valeschka Martins Guerra, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora em Psicologia Social pela University of Kent at Canterbury, Inglaterra (2009). Professora adjunta do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da UFES

Referências

Bardi, A. & S. H. Schwartz (1994, July). Values and Behavior in Sports: A Theoretical Framework. Paper presented in 23rd International Congress of Applied Psychology. Madri, Spain.

Boardley, I. D. & Kavussanu, M. (2010). Effects of Goal Orientation and Perceived Value of Toughness on Antisocial Behavior in Soccer: The Mediating Role of Moral Disengagement, Journal of Sport & Exercise Psychology, 32, 176-192. https://doi.org/10.1123/jsep.32.2.176

Braithwaite, V. A. & Law, H. G. (1985). Structure of human values: Testing the adequacy of the Rokeach Value Survey. Journal of Personality and Social Psychology, 49, 250-263. https://doi.org/10.1037/0022-3514.49.1.250

Byrne, B. M. (2016). Structural equation modeling with Amos: basic concepts, applications and programming (3th ed.). New York: Routledge.

Chan, Y., Whitehead, J., Hatzigeorgiadis A., & Chow, B. (2013, July). Sport values and ethical attitudes in young Hong Kong golfers. Paper presented at the 13th World Congress of Sport Psychology. Beijing, China.

Dodge, A. & Robertson, B. (2004). Justifications for Unethical Behaviour in Sport: The Role of the Coach. Canadian Journal for Women Coaching Online, 4(4), 1-17.

Gonçalves, C. E., Cardoso, L., Freitas, F., Lourenço, J., & Coelho e Silva, M. (2005) Valores no desporto de jovens: concepções, instrumentos e limitações. Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física, 30(1), 93-110.

Gonçalves, M. P., Oliveira, L. C., Ribeiro, J. C. M, Barbosa, A. M. S., & Silva, K. B. (2013, Outubro). A relação entre valores e atitudes morais no esporte. In 43ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Aracaju, Sergipe, Brasil.

Gouveia, V. V. (1998). La naturaleza de los valores descriptores del individualismo y del colectivismo: Una comparación intra e intercultural. (Doctoral dissertation). Universidade Complutense de Madri, Espanha.

Gouveia, V. V. (2013). Teoria Funcionalista dos Valores Humanos: Fundamentos, Aplicações e Perspectivas. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Gouveia, V. V., Santos, W. S., & Milfont, T. L. (2009). O uso da estatística na avaliação psicológica: comentários e considerações práticas. In C. S. Hutz. (Ed.). Avanços e polêmicas em avaliação psicológica: em homenagem a Jurema Alcides Cunha (pp. 127-155). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Hair, J. F. Jr., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L.

(2009). Análise multivariada de dados (6th ed.). Porto Alegre, RS: Bookman.

Hodge, K. & Lonsdale, C. (2011). Prosocial and antisocial behavior in sport: the role of coaching style, autonomous vs. controlled motivation, and moral disengagement. Journal of Sport & Exercise Psychology, 33(4), 527-547. https://doi.org/10.1123/jsep.33.4.527

Kavussanu, M., Boardley, I. D., Sagar, S. S., & Ring, C. (2013). Bracketed morality revisited: How do athletes behave in two contexts. Journal of Sport & Exercise Psychology, 35(5), 449-463. https://doi.org/10.1123/jsep.35.5.449

Lee, M. J. (1996). Young people, sport and ethics: an examination of fair play in youth sport. Technical report to the Research Unit of the Sports Council. Londres.

Lee, M. J. & Cockman, M. J. (1995). Values in children’s sport: Spontaneously expressed values among young athletes. International Review for the Sociology of Sport, 30, 337-52. https://doi.org/10.1123/jsep.22.4.307

Lee, M., Whitehead J., & Balchin, N. (2000). The measurement of values in youth sport: development of the youth sport values questionnaire. Journal of Sport and Exercise Psychology, 22, 307-326. https://doi.org/10.1123/jsep.22.4.307

Lee, M., Whitehead J., & Balchin, N. (2013). Which sport values are most important to young people? The measurement of values in youth sport: Development of the Youth Sport Values Questionnaire. In J. Whitehead, H. Telfer & J. Lambert (Eds.). Values in Youth Sport and Physical Education. Londres: Routledge: Taylos and Francis Group.

Lee, M. J., Whitehead J, Ntoumanis, N., & Hatzigeorgiadis, A. (2008). Relationships among values, achievement orientations and attitudes in youth sport. Journal of Sport and Exercise Psychology, 30, 588-610. https://doi.org/10.1123/jsep.30.5.588

MacLean, J. & Hamm, S. (2008). Values and sport participation: Comparing participant groups, age, and gender. Journal of Sport Behaviour, 31(4), 352-367.

Marôco, J. (2014). Análise de equações estruturais: fundamentos teóricos, software e aplicações. (2ª ed.). Pêro Pinheiro: Report Number.

Nunnally, J. C. (1991). Teoría psicométrica. México, DF: Trilhas. Nyaga, L. R. K. (2011). Valued outcomes in youth sport programs in Kenya: Towards the government’s Vision 2030 (Doctoral dissertation). Springfield College, MA.

Pasquali, L. (2010). Instrumentação psicológica: Fundamentos e práticas. Porto Alegre: Artmed.

Paquali, L. (2012). Análise fatorial para pesquisadores. Brasília: LabPam.

Pitts, S. L. (2015). Sport Values of Bantam, Midget and Intermediate Female Hockey Players and Their Minor Hockey Associations (Thesis Master). Faculty Of Applied Health Sciences, St. Catharines, Ontario.

Reardon, C. L. & Creado, S. (2014). Drug abuse in athletes. Substance abuse and rehabilitation, 5, 95-105. https://doi.org/10.2147/SAR.S53784

Rokeach, M. (1973). The Nature of Human Values. Nova York: Free Press. Saldanha, R. P. (2012). Valores e attitudes de jovens praticantes de esportes em projetos sociais: um modelo teórico explicativo (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Saldanha, R. P., Balbinotti, M. A. A., & Balbinotti, C. A. A. (2015). Tradução e validade de conteúdo do Youth Sport Value Questionnaire 2. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 37(4), 383-388. https://doi.org/10.1016/j.rbce.2015.08.010

Schwartz, S. H. (1992) Universals in the content and structure of values: theoretical advances and empirical tests in 20 countries. In M. P. Zanna (Ed.). Advances in Experimental Social Psychology (pp. 1-65). New York: Academic Press. https://doi.org/10.1016/S0065-2601(08)60281-6

Schwartz, S. H. (2001). Existen aspectos universales en la estructura y contenido de los valores humanos? In M. Ros & V. V. Gouveia (Eds.). Psicologia social de los valores humanos: Desarrolos teóricos, metodológicos y aplicados. Madrid: Biblioteca Nueva.

Shields, D. L. & Bredemeier, B. J. L. (1995). Character development through physical activity. Champaign, IL: Human Kinetics.

Šukys, S. (2010). Adaptation and validation of the Prosocial and Antisocial Behavior in Sport Scale and Youth Sport Values Questionnaire into Lithuanian. Education, Physical Training, Sport, 3(78), 97-104.

Šukys, S. & Jansonienė, A. J. (2012). Relationship between athletes’ values and moral disengagement in sport, and differences across gender, level and years of involvement. Education, Physical Training, Sport, 84(1), 55-61.

Whitehead, J. & Gonçalves, C. E. (2013). Are sport values similar in other nations? Exploring cross-cultural value systems. In J. Whitehead, H. Telfer, & J. Lambert (Eds.), Values in Youth Sport and Physical Education (pp. 104-118). Londres: Routledge.

Whitehead, J., Lee, M., & Hatzigeorgiadis. (2003). Goal orientations as mediators for the personal value system. Journal of Sport Sciences, 21(4), 340-365.

Whitehead, J. (2016, Setembro). The Effect of Value Profiles on Antisocial and Prosocial Attitudes and Achievement Orientations in Youth Sport. International Convention on Science, Education and Medicine in Sport –

ICSEMI, Santos, São Paulo – Brazil.

Downloads

Publicado

2017-12-27

Como Citar

Gonçalves, M. P., Rocha, J. N., da Silva, P. G. N., de Oliveira, L. C., & Guerra, V. M. (2017). Youth Sport Values Questionnaire-2 (ysvq-2): evidências de validade para o contexto brasileiro. Psico, 48(4), 274–283. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2017.4.28293

Edição

Seção

Artigos