Proposta para análise da psicoterapia pais-bebê: evidências de dois casos

Autores

  • Evanisa Helena Maio de Brum Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Centro Universitário Cesmac
  • Aline Grill Gomes Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre
  • Cesar Augusto Piccinini Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2018.3.28329

Palavras-chave:

Psicoterapia pais-bebê, Processo psicoterápico, Intervenções terapêuticas, Insights.

Resumo

A Psicoterapia Pais-Bebê (PPB) é uma intervenção utilizada no tratamento das relações iniciais pais-bebê. O presente estudo teve como objetivo apresentar uma proposta de avaliação do processo psicoterápico em PPB, com destaque para os mecanismos de mudança ao longo da psicoterapia. Foram investigadas as intervenções da terapeuta (1) para obter informações, (2) para informar o paciente, (3) de apoio, (4) de encenação e (5) de interpretação transgeracional; e, os insights (1) cognitivo, (2) afetivo, e (3) pragmático, associados às intervenções. Cada uma destas categorias foram ilustradas através das verbalizações de dois casos de atendimentos pai-mãe-bebê, em que as mães apresentavam depressão pós-parto. Evidências sugerem que a proposta para análise de psicoterapia pais-bebê apresentada neste estudo pode contribuir para analisar o processo terapêutico.

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Biografia do Autor

Evanisa Helena Maio de Brum, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Centro Universitário Cesmac

Psicóloga, Doutora e Pós-Doutora em Psicologia

Aline Grill Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre

Psicóloga, Psicanalista e Doutora em Psicologia

Cesar Augusto Piccinini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicólogo e Pós-Doutor em Psicologia

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Publicado

2018-10-16

Como Citar

de Brum, E. H. M., Gomes, A. G., & Piccinini, C. A. (2018). Proposta para análise da psicoterapia pais-bebê: evidências de dois casos. Psico, 49(3), 304–316. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2018.3.28329

Edição

Seção

Artigos