Perspectivas e desafios da coordenação de um programa de educação conjugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2018.4.29350

Palavras-chave:

Relações conjugais, Promoção da saúde, Intervenção psicossocial.

Resumo

O estudo investiga as perspectivas e os desafios em coordenar o programa psicoeducativo para casais “Viver a dois: Compartilhando este desafio”. Foram realizadas entrevistas em grupo com dez equipes de profissionais que conduziram o programa, totalizando 28 participantes. Os dados foram analisados por meio de Análise Temática no software NVivo. Os temas identificados denotam desafios na condução deste programa, como o estabelecimento da aliança terapêutica e o manejo de ocorrências imprevistas durante as oficinas, bem como a manutenção do equilíbrio entre o cumprimento das atividades conforme previsto pelo manual do programa e o estilo próprio de cada moderador. O programa também foi avaliado como um espaço que favorece novas possibilidades de trabalho com casais, em um formato lúdico e participativo. A possibilidade de oferecer uma intervenção de prevenção e promoção da saúde conjugal amplia o repertório de ações disponíveis aos profissionais que atuam nos mais diferentes contextos de trabalho.

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Biografia do Autor

Angélica Paula Neumann, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Erechim

Doutora em Psicologia com bolsa CAPES (UFRGS). Professora no Curso de Psicologia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Erechim.

Adriana Wagner, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Psicologia Social (Universidad Autónoma de Madrid). Professora Adjunta no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista de Produtividade em Pesquisa (CNPq 1B).

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Publicado

2018-01-30

Como Citar

Neumann, A. P., & Wagner, A. (2018). Perspectivas e desafios da coordenação de um programa de educação conjugal. Psico, 49(4), 410–421. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2018.4.29350

Edição

Seção

Artigos